infofranchising_logo_headerinfofranchisinginfofranchising_logo_mobile_250infofranchising_logo_mobile_250
  • Home
  • Notícias
  • ABC do Franchising
  • ExpoFranchise
  • Norte Franchise
  • APF
  • Quem Somos
  • Contactos
✕

Grupo Dia: Quebra de vendas em Portugal não impacta crescimento global

O Grupo Dia revelou que as vendas líquidas cresceram em todos os mercados, menos Portugal, durante os primeiros nove meses do ano. Enquanto globalmente essas vendas aumentaram 12,6%, Portugal registou uma quebra de 1,1%.

Relativamente às vendas brutas, o grupo registou uma subida de 0,2% no mercado português. O pior resultado foi registado na Argentina com uma descida de 7,7%. Apesar disso, o grupo Dia alcançou um crescimento de 2,4%, no geral.

O grupo informa, em comunicado, que o crescimento assenta na nova proposta de valor ao cliente, totalmente implementada em Espanha e na Argentina. Desde o início do processo de transformação, já foram remodeladas 1 452 lojas em Espanha, para além de 44 aberturas, representando 78% das lojas de proximidade, das quais 69% são geridas por franqueados. Por outro lado, a Argentina já renovou 375 lojas e realizou 85 aberturas, o que representa 48% do seu parque de lojas sob o novo modelo e 73% da sua rede é gerida por franqueados.

Até setembro, as vendas comparáveis like-for-like foram positivas em todos os mercados, com uma forte melhoria em Espanha e na Argentina (5,9% e 3,7%, respetivamente, destacando os 12,8% de Espanha no terceiro trimestre do ano). No Brasil e em Portugal o crescimento foi de 7,1% e 2,3%, respetivamente.

Quer em Espanha, quer em Portugal, a rede de lojas foi reduzida, mas com resultados diferentes. Espanha registou, nos primeiros nove meses do ano, um crescimento de 4,1% nas suas vendas líquidas, apesar da rede de lojas ter sido reduzida em 3,3% em comparação com o mesmo período em 2021. Portugal registou um decréscimo de 1,1% nas suas vendas líquidas, com uma redução na rede de lojas de 6,2%.

“O crescimento das vendas líquidas do Grupo Dia no terceiro trimestre do ano confirmou o ponto de viragem que avançámos em agosto, confirmando os frutos do redirecionamento do negócio iniciado em 2019 e abrindo uma nova fase de aceleração em direção ao crescimento”, declara o CEO do Grupo DIA, Martín Tolcachir.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter

    Links

  • Gestão
  • Franchising
  • Empreendedorismo
  • Negócios
  • Expofranchise
  • Porto Franchise
  • Revista Negócios & Franchising
  • Financiamento
  • Start-up
  • Oportunidades
Abilways_PT_rodape
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos 
  • Contactos
  • Subscrever a newsletter

Abilways Portugal | Infofranchising | Negócios & Franchising | Associação Portuguesa de Franchising

comunicacao@apf.org.pt