Nestlé, Delta e Olá são as marcas mais revelantes e reputadas no 1º semestre do ano

A consultora OnStrategy divulgou que, numa escala de 100 pontos, as três marcas com melhor avaliação a nível de reputação e relação emocional são: a Nestlé com 86,2 pontos, logo seguida pelas marcas Delta e Olá com 85,8 pontos e 84,1 pontos respetivamente. Em comunicado, a consultora informa que os resultados fazem parte do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses referente aos primeiros 6 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore™.

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere que no “primeiro semestre de 2021 registou-se uma quebra generalizada do [nível de reputação e relação emocional], em que a principal justificação parece estar associada a uma diminuição da qualidade e eficiência dos touchpoints de comunicação; a pandemia veio alterar a forma como os cidadãos consomem a comunicação das marcas e a importância que atribuem aos diferentes veículos de comunicação, e neste contexto não é válido fazer mais do mesmo”.

No total, são avaliadas mais de 40 indústrias, e as marcas que registaram o melhor índice de reputação e relação emocional, por categoria, são:

  • Banca: Bpi (65,1pts).
  • Sistemas de Pagamento: Multibanco (74,1pts).
  • Seguros: Fidelidade (64,9pts).
  • Crédito ao Consumo: Cetelem (54,3pts).
  • Energia: Edp (74,6pts).
  • Tecnologia: Microsoft (80,8pts).
  • Eletrónica de Consumo: Samsung (75,3pts).
  • Telecomunicações: Meo (75,2pts).
  • Media: Rfm (73,8).
  • Multimédia Online: Youtube (74,3pts).
  • Retalho Alimentar: Lidl (78,4pts).
  • Retalho Tecnologia: Worten (76,7pts).
  • Retalho Online: Amazon (77,5pts).
  • Retalho Lar: Ikea (76,8pts).
  • Retalho Bricolage e Acessórios: Leroy Merlin (76,0pts).
  • Retalho Desporto: Decathlon (71,9pts).
  • Retalho Textil: Zara (70,2pts).
  • Retalho Restauração: Mc Donald’s (73,5pts).
  • Retalho Saúde e Bem Estar: Wells (69,6pts).
  • Retalho Centros Comerciais e Outlets: Colombo (74,9pts).
  • Alimentação: Nestlé (86,2pts).
  • Bebidas Não Alcoólicas: Luso (77,6pts).
  • Bebidas Alcoólicas: Superbock (74,9pts).
  • Alimentação Animal: Friskies (71,6pts).
  • Higiene Pessoal: L’oreal (78,5pts).
  • Higiene do Lar: Fairy (72,4pts).
  • Saúde e Bem Estar:  Fundação Champalimaud (78,1pts).
  • Farmacêuticas: Pfizer (71,9pts).
  • Hotelaria e Lazer: Pousadas de Portugal (73,2pts).
  • Agências de Viagens: Viagens Abreu (72,1pts).
  • Linhas Aéreas: Emirates (71,7pts).
  • Mobilidade: Via Verde (73,2pts).
  • Automóveis: Mercedes (74,0pts).
  • Desporto: Federação Portuguesa de Futebol (74,2pts).
  • Brinquedos e Entretenimento: Disney (76,5pts).
  • Jogos de Apostas: Jogos Santa Casa (71,6pts).
  • Produtos Industriais: Vista Alegre (75,4pts).
  • Serviços Profissionais: Ctt (71,6pts).
  • Construção e Engenharia: Mota Engil (55,7pts).
  • Real State: Remax (70,2pts).
  • Acessórios de Moda: Swatch (70,1pts).
  • Luxo: Omega (75,8pts).
  • Educação e Universidades: Nova SBE (80,5pts).
  • Auditoria, Consultoria e Serviços Jurídicos (target empresarial): Deloitte (77,6pts).

O trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.

A OnStrategy é a consultora que assina o Global RepScore™, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.