O Grupo DIA (“DIA” ou “o Grupo”), companhia internacional de distribuição com operações em Espanha, Portugal, Brasil e Argentina, publicou os seus resultados financeiros correspondentes ao quarto trimestre e ao exercício de 2020.
2020 – PRINCIPAIS DADOS FINANCEIROS (todos os números em milhões de euros)
2020 | 2019 | Variação (%) | |
Crescimento de vendas comparáveis (%) | 7,6% | -7,6% | n/a |
Vendas Líquidas | 6.882,4 | 6.870,5 | 0,2% |
Lucro Bruto | 1.498,5 | 1.318,5 | 13,7% |
EBITDA Ajustado | 122,9 | (90,9) | n/a |
EBIT | (182,1) | (580,2) | 68,6% |
Resultado líquido atribuível | (363,8) | (790,5) | 54,0% |
2020 | 2019 | Variação (milh.) | |
Capital Circulante (negativo) | 609,2 | 607,9 | 1,3 entrada |
Total Dívida Líquida | 1.867,8 | 2.027,7 | (159,9) |
Relativamente aos resultados, o Presidente Executivo da DIA, Stephan DuCharme, comentou:
“Os nossos resultados financeiros demonstram os progressos diários que a DIA leva a cabo como consequência do seu plano estratégico plurianual. Tendo assentado as bases em 2019, em 2020 introduzimos melhorias operativas e comerciais nos quatro países nos quais temos operações, liderados pelas equipas de direção em cada país
Gostaria de expressar o meu mais sincero agradecimento às nossas equipas em todos os países pelo seu excelente trabalho e contribuição para os nossos resultados, principalmente pelo complexo ambiente empresarial criado pela Covid-19, e dada a nossa responsabilidade com as comunidades em que estamos presentes através das nossas lojas de proximidade.
O Grupo DIA realizou um enorme esforço coletivo em 2020 com o objetivo de recuperar a confiança e estabelecer relações duradouras com todas as partes interessadas, que estão na base de uma cultura de transparência orientada à concretização de resultados.
Na atualidade, e graças ao acordo de refinanciamento e recapitalização impulsionado pelo nosso acionista de referência, o nosso negócio sustenta-se numa estrutura de capital estável a longo prazo, o que permitiu à equipa de direção focar-se exclusivamente na gestão dos clientes e do negócio.
Em 2021, continuaremos focados na melhoria da nossa posição como fornecedor moderno de proximidade, através de soluções inovadoras nas áreas comerciais e de venda online, oferecidas através dos nossos motivados franqueados e colaboradores, estando cada dia mais próximos dos nossos clientes.”
Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter