Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Novos franchisings cresceram na crise

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
04/09/2014

A crise parece ser mesmo uma oportunidade para a criação de novos negócios. Contactámos redes de franchising criadas em 2010 e 2011 para perceber qual tinha sido a sua evolução. A grande maioria teve um comportamento positivo e os responsáveis consideram que foi uma vantagem a marca ser lançada numa conjuntura desfavorável. 

Em termos abertura de unidades, a campeã é a Melom, já que inaugurou 103 lojas em três anos, fruto de ser um dos primeiros conceitos de obras e remodelações a ser lançado em franchising e, não menos importante, o facto de ter por detrás a força do grupo RE/MAX.

Foi  claramente, também a rede que teve a maior percentagem (30%) de fecho de espaços. “Muitos dos nossos primeiros franchisados no arranque eram, precisamente, construtoras que estavam a passar por processos de reestruturação forçada, pelo que algumas delas não conseguiram adaptar-se ao novo mercado da pequena obra em casa”, justifica o diretor-geral da rede.

O sucesso da cadeia Meu Super, lançada pela líder retalhista Sonae, também é de notar. Embora a marca não nos tenha disponibilizado o número de unidades abertas e fechadas, nem a evolução do volume de negócios, informou que a rede tem atualmente (julho 2014) 93 espaços e que espera chegar aos 120 no final deste ano. Tendo em conta o facto de a grande maioria das unidade serem reconvertidas a partir de pequenos minimercados e supermercados já existentes e o forte apoio do Continente em termos de logística e marca própria o êxito está ‘quase’ garantido.

Uma evolução global igualmente positiva teve a marca de estética low cost do grupo SLYou. Em quatro anos a StetikXpress abriu 59 unidades e embora quatro tenham encerrado o principal destaque é que a rede está já presente em Espanha (com 12 unidades), Itália (11), Brasil (6) e México (9).

Do lado das marcas que não evoluíram ou progrediram menos, temos a Mathniversity que não abriu nenhum centro, além do que o franchisador tem. “Devido à falta de candidatos com perfil apropriado para iniciar/dar continuidade ao seu franchising Mathniversity”, a marca “parou de publicitar a possibilidade de abrir novos polos de ensino franchisados”, revela Rui Pires, diretor-geral da empresa, que anuncia, todavia, que anuncia que “com o aprimorar do conceito empresarial, a marca Mathniversity criou, recentemente, um novo business plan light”.

Também a 4Best, do grupo Onebiz, angariou apenas nove franchisados e dois acabaram por deixar o projeto. Mas o brand manager da marca, João Ferreira, considera que “a expansão da rede de franchising da 4Best tem tido um crescimento sustentado”.

Veja a reportagem completa na edição de agosto/setembro da revista Negócios & Franchising.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

O Grupo NBRAND, líder nacional em franchising, realizou a sua Convenção Nacional 2025, um evento que reuniu os franqueados e principais patrocinadores da rede no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, em Viseu. Com uma forte componente de partilha, inspiração e...