A rede brasileira Vininha está a fazer sucesso no seu país e já vende cerca de 600 mil minissanduíches por mês.
De acordo com o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o negócio começou quando em 2002 Rodrigo Miranda decidiu investir cerca de 100 mil reais (31 mil euros) para montar uma cozinha e um sistema de televendas para comercializar sanduíches em miniatura.
Dois anos depois, a rede abria a segunda loja num centro comercial, estratégia que o empreendedor diz ter “fracassado”. Em 2010 a marca começou a operar em franchising e o fundador decidiu vender 10% da rede a dois investidores. Com cerca de 1 milhão de reais (310 mil euros) a entrar nos cofres da empresa depois da aquisição, a marca abriu uma fábrica com capacidade para abastecer 70 lojas e produzir 2 milhões de minissanduíches.
Com cerca de 26 unidades franchisadas, a Vininha conta agora com um menu com 11 variedades que são vendidas em kits individuais ou para 14 pessoas. Para já, objetivo da marca é encerrar 2014 com 100 contratos de franchising.