A Pastelarias Chiado tem três lojas na cidade de Coimbra e pretende expandir-se através de mais lojas próprias e de franchising. “Neste setor da panificação, muito do sucesso advém não só de um correto planeamento e posicionamento do mercado, mas também da paixão da preservação das tradições e dos saberes locais. Outra forma de garantir o sucesso neste tipo de setor passa pela inovação e criação de novos conceitos. É exatamente no meio destes dois conceitos que está a nossa marca”, afirma Filipe Carvalho.
“A nossa ideia de expansão passa por uma combinação de abertura de unidades próprias e unidades franchisadas”, diz o colaborador da empresa, adiantando que “as zonas prioritárias para a nossa expansão são Aveiro, Coimbra, Lisboa, Porto, Figueira da Foz, Cantanhede e Pombal”.
Uma vez que está a começar o planeamento para dar início ao processo de franchising, a Pastelarias Chiado não adianta, para já, previsão para o número de franchisados da rede até ao final deste ano, mas “pretendemos que o processo de franchising se inicie com outra ambição no ano de 2015”.
Franchisador fornece todos os produtos
O investimento inicial (50.000€) inclui o equipamento e decoração da unidade franchisada, “bem como a formação dos empregados para saberem como atuar e atenderem os clientes de acordo com os princípios e normas defendidas pelo franchisador, de forma a garantir um serviço padrão em todas as nossas unidades”, explica Filipe Carvalho. O investimento inclui ainda o software de faturação e “durante o contrato o franchisado pode contar connosco para todo e qualquer problema que se apresente e no qual nós possamos prestar ajuda”.
A empresa não procura experiência na área. “Em vez disso damos prioridade a características como o empreendedorismo, a capacidade de cooperação com o franchisador e ao dinamismo com que encara as tarefas a realizar e conduz o negócio”.
O colaborador adianta que “o franchisado tem de comprar ao franchisador todos os produtos a serem vendidos nas unidades ou toda a matéria-prima necessária para realizar a produção nas unidades” e a marca prevê quer o retorno do investimento seja realizado “no espaço máximo de dois anos”.
– Marca: Pastelarias Chiado;
– Atividade: Padaria/Pastelaria;
– Investimento inicial. 50.000€;
– Direitos de Entrada: 2.500€;
– Duração do Contrato: 5 anos;
– Royalties: 300€ mensais;
– Taxa de Publicidade: Não tem;
– Nº de Lojas: 3 (próprias);
– Área mínima de loja: 100 m2.