A agência espanhola Red Social Marketing desenvolveu um estudo que pretendia perceber quais as melhores formas para captar franchisados. Os resultados revelaram que os portais de franchising, os sites corporativos e as redes sociais são os meios mais eficazes.
Intitulado “A cadeia de franchising na internet e a captação de candidatos”, este estudo revela que as vias mais uteis de angariação de franchisados são os meios móveis, aos quais de pode aceder em qualquer altura.
Os portais de franchising são a principal forma de captação de candidatos para as cadeias, sendo que 73% das marcas analisadas pela agência utilizam este tipo de plataformas.
Os sites corporativos na internet são outra importante forma de captação de novos franchisados. A grande maioria das cadeias entrevistadas neste estudo (70%) tem um site onde disponibiliza toda a informação acerca da rede de franchising.
As redes sociais, por sua vez, são a terceira melhor forma de atrair franchisados. As empresas usam estes canais principalmente para promover a marca, no entanto, são poucos os tweets e comentários no Facebook que levam ao preenchimento de um formulário de contacto.
Apenas 8% dos tweets no Twitter são utilizados para enviar um formulário e apenas 16% das marcas analisadas conta com um perfil específico para tal.