Portugal na lista dos países mais franchisáveis da McDonald’s
A McDonald’s está a reestruturar a sua rede internacional com a divisão em quatro zonas geográficas. O objetivo da empresa norte-americana é evitar que os clientes ‘fujam’ para a concorrência e reforçar o franchising, que deverá passar dos atuais 81% para 90% do total da rede até 2018.
Steve Easterbrook, CEO da multinacional desde março deste ano, definiu a divisão da atividade da empresa em quatro diferentes polos: Portugal foi colocado no grupo dos mercados mais ‘franchisáveis’.
A estrutura ficará, assim, dividida entre EUA, mercados de topo (Alemanha, Austrália, Canadá, França e Reino Unido), mercados de alto-crescimento (China, Itália, Polónia e Rússia, entre outros) e um quarto grupo no qual estão cerca de uma centena de mercados, e onde se inclui Portugal.
O grupo no qual Portugal está inserido é considerado o grupo dos mercados fundacionais, com “potencial para operar sob um modelo sobretudo franchisado”, refere a multinacional norte-americana em comunicado. Isto significa que são países onde as unidades a operar são ou deverão passar a ser, sobretudo, franchisadas, média que a empresa quer alargar para os 91% até 2018, o que deverá implicar algumas mudanças no modelo de negócio no país.
A nova estrutura da McDonald’s, que incluirá uma mudança de imagem deverá ser implementada a 1 de julho.