No passado dia 15 de Dezembro foi aprovada uma Resolução do Conselho de Ministros que aprova a “Iniciativa para a Competitividade e o Emprego”, onde se destaca a decisão de “acelerar a execução do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 (QREN)”. Esta medida permitirá injectar na economia nacional, durante 2011, mais de cinco mil milhões de euros.
No âmbito do QREN pretende-se também realizar o “lançamento de uma iniciativa para a promoção externa empresarial no valor de 150 milhões de euros através do apoio: i) as campanhas de divulgação nos mercados internacionais, ii) à internacionalização de PME, iii) ao investimento produtivo em empresas com vocação exportadora, e iv) ao desenvolvimento de mecanismos de capital de risco para projectos de investimento orientados para os mercados internacionais”, revela a Resolução.
No total são 50 as medidas previstas pela Resolução, distribuídas pelas seguintes áreas: “competitividade da economia e apoio às exportações; simplificação administrativa e redução dos custos de contexto para as empresas; competitividade do mercado de trabalho; reabilitação urbana e dinamização do mercado de arrendamento; e combate à informalidade, fraude e evasão fiscal e contributiva”.