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Quero franchisar: como formatar o negócio?

Por Infofranchising Infofranchising, Infofranchising - Portugal
02/02/2011

PREPARAÇÃO DO NEGÓCIO

Depois de devidamente analisados e ponderados os pontos atrás descritos, chegou a altura de formatar o negócio. Esta expressão não significa mais do que padronizar a operação para que esta se torne facilmente transmissível. A padronização da rede é feita através de um pacote de franchising, geralmente composto pelos seguintes elementos:

Contrato;

• Manuais – constituem os elementos básicos que permitem a formatação e duplicação do modelo pré-definido:
– Manual operacional;
– Manual relacional;
– Manual de gestão;
– Manual técnico;
– Manual de adequação de locais;
– Manual de imagem corporativa;

Nesta fase, o franchisador deve também definir em pormenor o perfil do franchisado-tipo e desenvolver o programa de formação mais adequado ao seu negócio.

A definição do perfil do franchisado ideal é muito importante para o processo de selecção e captação de potenciais candidatos. Um perfil mal traçado pode levar o franchisador a desperdiçar dinheiro na captação e, ainda pior, a seleccionar mal. Em traços gerais, pode dizer-se que escolher o perfil do franchisado ideal é em tudo semelhante ao definir das características imaginadas de um sócio. O ideal é que determine, à partida, algumas características básicas passíveis de ditar a exclusão do candidato, como o capital mínimo exigido, a necessidade de experiência anterior ou um limite de idade.

Quanto ao plano de formação, é um dos pilares do franchising. Permite que pessoas sem qualquer experiência prévia em determinadas áreas apreendam todo o know-how relativo a um determinado negócio. A sua duração e estrutura varia com o tipo de conceito.

Pode dividir-se em:

• Formação inicial – simples e com uma duração tão curta quanto possível. Deve contemplar duas fases:
– Formação teórico-prática
– Apoio no período de abertura e lançamento do estabelecimento

• Formação contínua – de actualização. É necessário desenvolver um programa que mantenha todo o pessoal actualizado e a par de eventuais inovações técnicas. Acaba por funcionar como elemento motivador para os franchisados e seus funcionários.

 

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