Sabe o que deve planear antes de visitar uma feira de franchising?
O sucesso de uma visita a uma feira de negócios depende, em grande medida, da preparação anterior e da capacidade de seguir o guião que preparou. Falámos com algumas empresas para saber o que consideram essencial para a presença numa feira. Nas vésperas da Expofranchise, a feira de referência para o setor, siga os conselhos dos especialistas e faça a check-list.
Há sempre várias feiras de negócios ao longo do ano e, tratando-se de um país pequeno como o nosso, mesmo opções noutras cidades que não aquela onde vive, podem também ser interessantes.
Analise a oferta e veja quais as mais completas para o seu objetivo de negócio, que tenha maior número de empresas do setor que lhe interessa e inclua, por exemplo, também seminários, workshops ou cursos que o poderão ajudar a conseguir atingir o seu sonho de ter o seu próprio negócio.
Joana de Oliveira Matias, CEO da Magnólia, afirma que “se está a pensar em começar o seu próprio negócio, considere apostar no franchising – atualmente a indústria de maior crescimento. No entanto, como muitos outros, deve estar a perguntar-se onde começar a procurar uma oportunidade de franchising. É um dilema comum entre as pessoas que consideram esta vertente de negócio. No geral, apesar de conhecerem o termo a maior partes das pessoas não percebe o potencial de negócio que está por trás de uma oportunidade de franchising”, e Joana de Oliveira Matias acrescenta: “uma das opções disponíveis é visitar a exposição dedicada ao franchising, onde irá encontrar diferentes oportunidades, e onde terá a possibilidade de conhecer e falar com os franchisings já existentes, assim como conhecer o negócio que vai mais ao encontro das suas necessidades. Para além disso é uma excelente oportunidade de interagir com os outros e conhecer melhor a indústria”.
Por seu lado, a Sonae MC (em nome das marcas Meu Super, Note! e Well’s) considera que “para que a visita a uma feira seja o mais vantajosa possível, o visitante deve planear cuidadosamente alguns passos. Para começar, é crucial que o visitante selecione a feira que se adeque aos seus objetivos e para isso, deve verificar os perfis dos expositores, os setores de exposição, dados estatísticos e os valores das marcas presentes”, adiantando que “como o contacto com outros participantes é bastante importante, o visitante poderá tentar entrar em contacto e cruzar opiniões com quem já tenha estado presente nessa feira”.
Veja a reportagem completa na edição de abril/maio da Negócios & Franchising.