Como criar um plano de negócios
Sabe como criar um plano de negócios?
Mercado e público-alvo
É importante que saiba quem são as pessoas que podem ter interesse no seu produto/serviço, onde estão e quem são as outras empresas presentes no mercado que já oferecem soluções semelhantes à que está a criar.
É nesta fase que ficará a saber os preços praticados pelos seus concorrentes, os canais de distribuição que utilizam, os seus públicos-alvo e aqueles problemas que a sua concorrência não está a resolver, mas que o seu negócio poderá ‘atacar’.
Criação de produto ou serviço
Desenvolva a sua ideia de produto ou serviço até ao mínimo detalhe. Se vai abrir uma pastelaria, defina que sabores ou formatos pretende vender.
Levantamento dos recursos necessários
Faça uma análise do tempo, dinheiro, matéria-prima e mão-de-obra que precisará para colocar o seu projeto em marcha. É nesta fase que realmente entenderá qual é a viabilidade do seu negócio.
Plano de marketing
O que levará o seu cliente a pagar pelo seu produto/serviço? Como é que vai divulgar o negócio? Que meios utilizará para atrair clientes?
Modelo de gestão
A escolha do modelo de administração do negócio também é decisiva para o sucesso da empresa. Quem serão os responsáveis pela gestão? Como é que serão tomadas as decisões mais importantes? Qual será a missão da empresa?