Como utilizar os chatbots para melhorar a experiência do cliente?
Os chatbots começam a infiltrar-se na estratégia de todas as organizações focadas na melhoria da relação com o cliente. Do instant messaging, às redes sociais, estamos apenas no início…
Um artigo recentemente publicado pela Business Insider revela que que 80% das empresas planeiam ter um chatbot até 2020, uma resposta aos consumidores que cada vez mais preferem este tipo de tecnologias no contacto com as empresas: 1 em cada 4 consumidores já utiliza, em média, um chatbot por dia, percentagem que sobe (40%) quando em causa estão os consumidores da Geração do Milénio.
Com cada vez mais empresas a desenvolverem os seus próprios bots, é certo que estes se tornem numa ferramenta chave para o relacionamento com o cliente, na experiência dos utilizadores online e para aumentar as vendas. Verdadeiras oportunidades para as marcas! Conheça o exemplo de cinco marcas que já o estão a fazer.
Ask Mona: um agente turístico
Não sabe o que fazer em Paris, mas procura um passeio cultural? Pergunte à Mona, uma solução que propõe percursos diferentes de acordo com a idade, localização, gostos e orçamento de cada utilizador. Uma experiência de turismo diferente e disruptiva num setor altamente competitivo.
A La Redoute e a sua lista pessoal
No mercado francês, a La Redoute criou o Alphonse, um bot com uma gravata de penas que incorpora o papel de um estilista pessoal para cada cliente da marca. O chatbot faz propostas de acordo com as medidas e gostos de cada um e no final ainda compõe o look ideal. Tudo isto com apenas alguns cliques.
Meetic: um coach para encontros
O site de encontros e dating desenvolveu o Lara, um bot para o Facebook Messenger e pensado para ajudar aqueles à procura do amor. Com capacidade para responder em 10 idiomas diferentes, este bot permitiu à plataforma de encontros automatizar cerca de 30% dos seus pedidos de atendimento.
O ‘bot de beleza’ da Sephora
A Sephora é outra das marcas que investiu nos chatbots, uma experiência digital que pretende replicar o apoio dos consultores presentes nas lojas físicas da marca. Depois de algumas perguntas para identificar o utilizador, o bot oferece produtos e conselhos. Assim, permite aos clientes descobrir os produtos, obter recomendações personalizadas e até mesmo ajudar aqueles que não têm inspiração para encontrar um presente ideal. Outras das soluções oferecidas pelo bot da marca é a possibilidade de marcação de serviços de maquilhagem.
Voyages-sncf.com: um agente de viagens virtual
A Voyages-sncf.com foi uma das primeiras a investir em chatbots e em 2016 lançou um baseado em inteligência artificial que pretende replicar a experiência de atendimento por um agente de viagens em carne e osso.
Através do Facebook Messenger, este chatbot inicia uma conversa em francês ou em inglês e permite detalhar a data de partida e o destino do utilizador e obter informação sobre os vários comboios disponíveis e a seguir reservar.