Vendas do Grupo DIA crescem 14% no primeiro semestre
O Grupo DIA registou vendas brutas sob insígnia de 5 114 milhões de euros no primeiro semestre do ano, um incremento de 14% em moeda local e 15,3% em euros face ao período homólogo. Segundo os dados divulgados esta terça-feira (28 de julho) pela empresa, nos mercados argentino, brasileiro e chinês, as vendas sob a insígnia situaram-se nos 1 880 milhões de euros, mais 22,7% em moeda local.
Em Espanha, a evolução das vendas brutas sob insígnia também foi positiva, tendo registado um crescimento de 12,6% para 2 834 milhões de euros. “A primeira metade de 2015 foi mais uma vez muito positiva para o Grupo DIA, com as vendas e o EBITDA ajustado a aumentar mais de 15% e 8%, respetivamente. Neste período, o EBITDA ajustado cresceu 28,8% nos mercados emergentes e na região ibérica melhorou 5,5% mesmo com o processo de integração das lojas El Árbol e Eroski em Espanha”, refere Ricardo Currás, Conselheiro Delegado do Grupo DIA.
De acordo com o Grupo DIA, “o lucro líquido ajustado em euros permaneceu inalterado em moeda local no valor de 101 milhões de euros devido ao aumento de elementos não recorrentes que incluem custos de transformação e integração de El Árbol e La Plaza de DIA. Por outro lado, o lucro líquido atribuído recuou 69% até aos 63,4 milhões de euros pela ausência de receitas extraordinárias (efeito positivo no primeiro semestre de 2014 com a venda da operação DIA em França).”
No final do primeiro semestre deste ano, o grupo contava com um total de 7 407 lojas, mais 809 do que no período homólogo.