29,8% dos utilizadores de redes sociais já fez compras nestas plataformas
29,8% dos portugueses que têm perfil nas redes sociais revelam já ter feito compras diretamente numa destas plataformas. A conclusão é do estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, da Marktest, que além de revelar que o Facebook é a rede social onde já mais utilizadores fizeram compras, indica que o número de pessoas que já fez compras através das redes sociais duplicou nos últimos cinco anos.
A grande maioria dos inquiridos (79,2%) que já fez compras em redes sociais diz ter efetuado a última compra através do Facebook. E o grau de satisfação em relação à essa experiência de compra nestas plataformas é em boa parte positivo: 61,4% dos portugueses revelaram-se satisfeitos com o resultado da operação, indica o estudo.
O estudo diz também que, apesar do crescimento de compradores e do grau satisfação em relação às compras efetuadas em redes sociais, entre os 70,2% de inquiridos que ainda não realizaram compras nestas plataformas, a maioria (27%) assume não o ter feito ainda por desconfiança. 22,9% dizem não o ter feito por gostarem de fazer as suas compras em lojas ou noutros sites.
De acordo com a Marktest, os produtos mais comprados em redes sociais são roupa, calçado e produtos de eletrónica, jogos e informática. Além disso, 69,3% dos utilizadores de redes sociais dizem recordar ter visto publicidade nas redes sociais que utilizam. No entanto, entre estes inquiridos, o agrado por ver publicidade dentro das redes, numa escala de 1 (não gosto nada) a 10 (gosto muito), não foi além de um valor médio de 4.6.
Entre as marcas referidas de forma espontânea pelos inquiridos, o Continente, a Adidas, a Worten, a McDonald’s e a Meo foram as mais referidas pelos que recordam ver anúncios em redes sociais.