Uma cultura empresarial verdadeiramente empreendedora é um dos aspetos mais importantes para conseguir sucesso desde o topo à base da hierarquia. Para além de construir camaradagem, uma cultura de empreendedorismo dentro de uma organização pode ser fundamental para conseguir que os seus colaboradores pensem ‘fora da caixa’ e desenvolvam ideias que podem muito bem ser aquilo que leva a sua empresa a outro patamar.
A revista Entrepreneur publicou uma lista com dicas que podem ajudá-lo a desenvolver esse espírito na sua empresa. Partilhamo-las consigo.
- Recrute
O primeiro passa para estabelecer uma cultura de empreendedorismo numa organização é contratar as pessoas certas. Apesar de ser importante ter na equipa pessoas orientadas para os processos, de forma a evitar erros, é também extremamente importante ter pessoas focadas em levar o negócio mais além. Procure pessoas curiosas, que saibam correr riscos e que não tenham medo de assumir os seus erros.
- Incentive
Depois de ter as pessoas certas ao seu lado, é importante que as saiba incentivar. Implementar um sistema de recompensas por aquilo que é feito de positivo pode parecer redutor, mas funciona. O reconhecimento é importante para muitas pessoas. Para além disso, não se esqueça de garantir que os seus colaboradores sentem que as suas ideias e opiniões são valorizadas.
- Aposte em formação
Reúna a sua equipa e tentem perceber em que é que podem ser melhores. Permita que os seus colaboradores perguntem as questões certas e encoraje-os a encontrar processos criativos para conseguir desenvolver novas competências.
- Dê responsabilidades
Permita que os seus colaboradores tentem e falhem. Muitos têm receio de falhar, mas se lhes explicar que às vezes a falha é importante para conseguir aprender a fazer melhor, terá muito a ganhar. Pior do que tentar e falhar, é não inovar de todo.