Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

4 perguntas a José Carlos Ramos, Direção de Franchising da Explicolândia

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
29/09/2016

1- Qual a estratégia de expansão da marca e a perspetiva de crescimento para 2017?

A estratégia de expansão da Marca EXPLICOLÂNDIA passa por fazer uma análise detalhada do mercado existente e identificar as suas necessidades educativas. A dimensão nacional da EXPLICOLÂNDIA através das suas doze unidades espalhadas pelo país permitiu-nos verificar que o país tem muitas assimetrias e especificidades que têm de ser estudadas com muito rigor.

Para 2017 pretendemos abrir mais unidades na região da Grande Lisboa e zona periférica, e concluir a respetiva cobertura, depois de termos aberto nos últimos quatro anos mais de 50% dos Centros de Estudo na zona da Grande Lisboa. O outro objetivo prioritário é a expansão na região Norte e em particular zona do Grande Porto, pois pretendemos levar o nosso conceito educacional diferenciador e disponibilizar serviços educativos de elevada qualidade e exigência, tendo como objetivo fazer da EXPLICOLÂNDIA, também uma referência regional a Norte da melhor Marca em Serviços de Educação de Portugal.

Para que tal aconteça, a divulgação da Marca EXPLICOLÂNDIA passará pela presença em Feiras de Franchising, nomeadamente no Porto Franchise, organização de Fóruns de Educação em locais estratégicos, e ao longo do ano de 2016 temos previsto realizar para todos os interessados no Franchising da EXPLICOLÂNDIA, um conjunto de sessões de esclarecimento nas nossas unidades, sendo o apoio logístico e o testemunho dos nossos franchisados, fundamental para conseguirmos enriquecer as nossas apresentações.

A rede de franchising da EXPLICOLÂNDIA começa a atingir a sua maturidade quando inicia o seu 4ª ano. Atingiu nos três primeiros anos, taxas de crescimento bastante elevadas, tendo registado um crescimento médio de 64% na sua faturação total em toda a rede, o que consideramos um registo muito positivo.

No entanto a expansão e a coesão da Marca EXPLICOLÂNDIA apenas será possível se os potenciais franchisados tiverem o perfil correto, se identificarem com o conceito educacional e com os seus valores e com os elevados padrões de exigência que estão definidos para a gestão dos nossos Centros de Estudos.

2- Em que é que a marca se distingue no apoio à rede?

A EXPLICOLÂNDIA é uma Marca que se distingue pela total disponibilidade e elevada qualidade no apoio aos nossos franchisados. Estas são premissas fundamentais para o Sucesso da Marca e o nosso compromisso!

No início do processo efetuamos toda a planificação e apoiamos o processo de escolha do local, a definição do plano de negócio, o apoio na implementação, a organização do espaço, a elaboração das campanhas de marketing, a inauguração do espaço e a formação inicial.

Antes da abertura da unidade, a EXPLICOLÂNDIA realiza com os seus franchisados um intenso trabalho de formação inicial, tendo por base os Manuais de Operações. É ainda disponibilizada toda a estrutura documental e o Software de Faturação, para além de ser definido e implementado todo o plano de Marketing nos vários suportes de comunicação.

Depois da unidade já estar em atividade, continuamos a realizar ações de formação e reuniões mensais, manifestando sempre total disponibilidade e interesse em apoiar os nossos franchisados no esclarecimento de dúvidas e questões. O contato é realizado uma forma direta por telefone, mail, videoconferência e muitas vezes presencialmente, independentemente da unidade estar no Norte, Centro ou Sul.

Realizamos igualmente um controlo de qualidade semestral para validar se os itens que contribuem para o sucesso da Marca e que se encontram definidos nos manuais de franchising, estão a ser corretamente aplicados. Na transferência do nosso know-how, esta é uma ferramenta fundamental na avaliação de cada unidade franchisada, tendo em vista melhoria contínua dos processos. Em conjunto com o franchisador, definimos igualmente objetivos anuais para cada unidade criando desta forma etapas de crescimento.

No final de cada ano letivo realizamos o Fórum EXPLICOLÂNDIA onde reunimos com as (os) Responsáveis e as Coordenadoras Pedagógicas de todas as unidades da rede de franchising, fazendo desta forma um balanço de cada ano letivo, definimos novos objetivos e estratégias para o ano letivo seguinte.

Tendo por critério a ordem de abertura de cada unidade, o Fórum EXPLICOLÂNDIA foi realizado em 2014 em Oeiras, em 2015 em Guimarães, em 2016 Évora e em 2017 será Aveiro a unidade escolhida para acolher esta relevante iniciativa da Marca, mostrando que a coesão e o empenho de todos são premissas fundamentais, para que a EXPLICOLÂNDIA seja cada vez mais uma das melhores Marcas Nacionais e a melhor em Serviços de Educação.

Como consequência do todo este trabalho nos anos de 2014 e 2015 a Marca EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudos, ganhou por duas vezes, o prémio de 2º classificado (Categoria S) na Melhor Marca no Apoio à Rede, concorrendo com outras Marcas Nacionais com um maior investimento. Fomos a única Marca em Serviços de Educação presente entre os finalistas, reconhecendo a qualidade tanto dos serviços prestados a pais, alunos e formandos, como no apoio logístico e de suporte que é prestado aos nossos franchisados.

Esta foi uma importante etapa na consolidação da EXPLICOLÂNDIA, como a melhor marca nacional em Serviços de Educação.

3- Porque é que um empreendedor deve escolher a vossa marca?

A Marca EXPLICOLÂNDIA procura empreendedores com elevada organização, capacidade de trabalho e resiliência, gestão e liderança, tendo experiência e gosto pela área do ensino. Consideramos que estas são as premissas fundamentais para gerir com sucesso um Centro de Estudos da EXPLICOLÂNDIA.

Queremos enriquecer a EXPLICOLÂNDIA com novas experiências, ideias, e serviços, pois cada franchisado tem uma formação e sensibilidade específica, para além de cada zona ter muitas vezes necessidades educativas próprias.

Nesse sentido pretendemos que os empreendedores acreditem convictamente na EXPLICOLÂNDIA, vistam a camisola, e tornem a Marca um conceito de sucesso no local onde a unidade será instalada. Devidamente apoiados pela Marca, deverão sentir-se realizados profissionalmente e altamente motivados para liderar um Centro de Estudos. Pois só assim é que também será possível que os nossos clientes possuam um elevado grau de satisfação nos serviços que lhe são oferecidos e os alunos elevadas taxas de sucesso.

4- Como é que a marca dá as boas-vindas a um novo franchisado?

Na EXPLICOLÂNDIA temos como compromisso fundamental, o total apoio e suporte aos franchisados, de modo a que estes se sintam sempre acompanhados pela Marca, com particular incidência nos momentos em que mais poderão necessitar. Os prémios de 2ª classificada no apoio à rede de Franchising que a EXPLICOLÂNDIA venceu em 2014 e 2015, dão ao novo franchisado as garantias necessárias e a responsabilidade fundamental conseguir atingir o sucesso desejado.

Nesse sentido informamos a rede da entrada do novo franchisado na EXPLICOLÂNDIA e integramo-lo nas iniciativas e eventos desenvolvidos pela Marca, para além de lhe darmos a conhecer a dinâmica das atividades desenvolvidas na sede e noutras unidades franchisadas.

Depois serem realizadas a formação inicial, o novo franchisado já irá participar no Fórum EXPLICOLÂNDIA juntamente com os restantes franchisados, de modo a ser informado das atividades realizadas, participar no balanço do ano letivo, conhecer os novos procedimentos, objetivos e estratégias para o ano letivo seguinte.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

O Grupo NBRAND, líder nacional em franchising, realizou a sua Convenção Nacional 2025, um evento que reuniu os franqueados e principais patrocinadores da rede no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, em Viseu. Com uma forte componente de partilha, inspiração e...