5 lições que todos os empreendedores devem aprender
Durante o nosso crescimento, aprendemos milhares de lições e se formos inteligentes, nunca paramos de aprender. E se for um empreendedor, é particularmente importante que nunca deixe de querer aprender coisas novas. A pensar nisso, a Entrepreneur reuniu cinco lições que todos os empreendedores devem aprender no início da sua carreira.
- Tomar decisões de ‘cabeça quente’ nunca é boa ideia
Quer esteja a iniciar um negócio ou à frente de grande uma multinacional, é importante que nunca se esqueça que as emoções podem ter um impacto bastante negativo nas decisões que toma.
“Os empreendedores são pessoas muito apaixonadas e é muito fácil tomar uma decisão quando se está ‘em alta’ ou em baixo. Faça um favor a si mesmo: não tome decisões nessas alturas”, refere a publicação. Esteja consciente das suas emoções e tome decisões apenas quando sentir que está em condições de pensar de forma lógica.
- Falhar não tem que ser mau
A revista aconselha também os empreendedores a “abraçarem a falha”. Todos somos humanos, todos cometemos erros e se formos inteligentes o suficiente, aprendemos com isso.
“A falha representa uma oportunidade para aprender com os erros e é reconhecida pela maioria dos empresários como uma forma de tomar melhores decisões numa próxima oportunidade”, refere.
- O medo nunca irá desaparecer
O medo é uma das principais razões pela qual muitas pessoas não se aventuram no lançamento de um negócio próprio. Para além disso, as estatísticas que constantemente inundam a comunicação social (sim, 90% das startups acabam por falhar) podem levar muitas pessoas a abandonar o sonho de ter um negócio próprio. Mas a grande verdade da qual ninguém fala é que o medo nunca irá desaparecer e se for verdadeiramente apaixonado pelo seu negócio, encontrará formas de lidar com ele.
- Não perca dinheiro
O modelo de negócio de muitas startups passa por começar pela angariação de consumidores/utilizadores e só depois começar a ganhar dinheiro. Isto acontece muito no caso de aplicações para dispositivos móveis, por exemplo. Mas segundo a Entrepreneur, é um dos maiores erros que pode cometer.
“Quando estiver a definir o que é que o seu negócio vai vender, deve em primeiro lugar definir que problema irá resolver. Depois de ter uma ideia clara do seu mercado, construa uma solução pela qual as pessoas estejam dispostas a pagar”, refere.
- A execução é tudo num negócio
Toda a gente pode ter boas ideias. Toda a gente consegue construir um bom plano de negócios. Mas sem um bom plano para executar as suas ideias, o seu negócio nunca chegará a bom porto.
“A informação sem execução não serve de nada. Ter acesso à informação certa no tempo certo é completamente inútil a menos que saiba como executar as suas ideias”, conclui a Entrepreneur.