Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

52% dos consumidores portugueses já compram produtos sustentáveis

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
24/06/2021

Já existe uma maioria de consumidores portugueses (52%) que dizem adicionar algumas vezes produtos sustentáveis ao seu carrinho de compras, revela o novo estudo sobre Transição Ecológica realizado pelo Cetelem – BNP Paribas Personal Finance em parceria com os “Conselheiros do Comércio Externo da França” (CCEF).

O inquérito revela ainda que 9 em cada 10 inquiridos afirmou valorizar produtos, empresas e marcas sustentáveis. No entanto, no momento de comprar só 11% afirma escolher exclusivamente empresas e produtos sustentáveis face a outros que não o sejam.

O relatório tentou perceber ainda o impacto da crise sanitária da Covid-19, sendo que 72% dos portugueses estão otimistas e acreditam que as empresas irão acelerar as medidas para a transição ecológica. Aliado a isso, 80% de cidadãos consideram que a pandemia acelerou a urgência destas medidas.

Apesar de já existir uma maioria que compra algumas vezes produtos sustentáveis, 61% dos consumidores revela que, para a generalidade dos produtos, dão pouca ou nenhuma preferência a matérias de sustentabilidade.

Tipos de produtos com maior adesão à sustentabilidade:

  1. Alimentos (62%)
  2. Material escolar e de escritório (56%)
  3. Produtos tecnológicos (52%)

Tipos de produtos com menor adesão à sustentabilidade:

  1. Brinquedos, roupa, calçado e outros acessórios (56%)
  2. Produtos de higiene pessoal, cosmética e maquilhagem (51%)

Neste contexto, uma das exigências feitas por 76% dos consumidores inquiridos é que, para poderem escolher melhor quando fazem as suas compras, é fundamental que mais produtos e serviços tenham um certificado ambiental.

Os dados revelam também que 74% dos inquiridos não quer pagar mais por ser sustentável. Uma maioria esmagadora (92%) justifica que a sua disponibilidade financeira para comprar produtos/serviços sustentáveis é reduzida.

Comparação com outros anos

  • Consumidores mais disponíveis a pagar por produtos sustentáveis (26%, mais 15 pontos percentuais face a 2019). Apesar disso, 13% está disposto apenas a pagar até mais 5%. Já 10% pagar entre 5 a 10% a mais. Só 3% estaria disponível para pagar mais que este valor – respostas que pertencem a pessoas das classes mais elevadas, em idade ativa e residentes nas cidades.
  • Aumento do nível de consciência, com metade (51%) a afirmar estar mais preocupada com as alterações climáticas do que há 5 anos.  A faixa etária mais preocupada é a dos 18 aos 34 anos e a menos é a partir dos 55 anos.

Metodologia

O inquérito quantitativo para o estudo do Cetelem – BNP Paribas Personal Finance em parceria com o CCEF foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen IQ em duas vagas. A primeira vaga teve por base uma amostra representativa de 504 indivíduos residentes em Portugal Continental, e a segunda de 501, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade, profissionalmente ativos. As amostras foram estratificadas por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 4.4 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas telefónicas foram assistidas por computador (CATI), com informação recolhida por intermédio de questionários estruturados de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado entre 6 de janeiro de 2020 e 8 de março de 2021.

Notícias relacionadas

APF entrega Selos de Excelência 25 na Expofranchise 2025

APF entrega Selos de Excelência 25 na Expofranchise 2025

Os “Selos de Excelência APF” são uma distinção de qualidade concedida anualmente a marcas que demonstram os mais altos índices de satisfação dos seus franqueados. O selo é atribuído após uma pesquisa de satisfação rigorosa, realizada por uma entidade externa especializada, que avalia diversas dimensões como suporte, economia, operações e sustentabilidade, conferindo credibilidade à marca no mercado.