Cerca de 55% dos gestores quer aceder a soluções de gestão através de equipamentos móveis. A conclusão é do estudo “Importância do Universo Móvel no Mundo da Gestão”, da PHC, que teve como objetivo saber se o software de gestão faz parte integrante da mobilidade do contexto empresarial.
Neste estudo, que teve uma amostra de 200 empresas nacionais de vários setores de atividade, em Portugal Continental e Ilhas, a grande maioria dos gestores (60%) revela já fazer um bom uso da mobilidade ao trabalhar bastante fora do escritório, registando-se que os gestores passam uma média de 13 horas por semana fora das suas empresas. Com a esmagadora maioria (85%) a possuir dispositivos móveis, chegou-se também à conclusão que há cada vez mais gestores a quererem o acesso às soluções de gestão através do smartphone e do tablet.
O estudo aponta que 55% dos inquiridos diz tratar-se de uma função importante para a sua empresa, sendo eleita a gestão de stocks como a funcionalidade que querem mais num ambiente de mobilidade (mais importante para 44% dos inquiridos). Também muito importantes são as funções de CRM on-the-go (20% das respostas), seguidas do acesso a dados de Contabilidade (24%), Suporte (9%) e Gestão de Documentos (6%). Em igualdade no sexto posto vêm as funções de Gestão de Projetos, Gestão de Equipas e Gestão de Pessoal, que reuniram 3% dos votos cada.
Quando questionados sobre quais as mais-valias da mobilidade, os gestores apontaram “a maior capacidade de resposta aos clientes e aos fornecedores” como o mais importante para a utilização dos dispositivos móveis a nível profissional.
É também importante realçar que 60% dos respondentes revelaram ainda não ter feito qualquer tipo de investimento para ter o seu software de gestão acessível através de plataformas móveis. Contudo, dos 120 gestores que referiram que ainda não investiram, 54 já possuem planos para o fazer a curto prazo, o que indica que se pode prever um crescimento significativo.