Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

As regras de Marketing que todos os franchisados devem saber

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
05/07/2018

Gerir a estratégia de Marketing de uma rede de franchising nem sempre é fácil. Comunicar uma mensagem que pareça coesa em múltiplas plataformas e em comunidades que, em muitos casos, são completamente diferentes, é razão pela qual muitas redes de franquias optam por entregar a gestão do Marketing a agências. Mas de acordo com a Entrepreneur, existem algumas regras que todos os franchisados devem saber e que podem ajudar a criar uma campanha de Marketing de sucesso para uma marca de franchising.

Uma campanha para todos

É comum que algumas redes de franchising invistam em campanhas de Marketing locais com o objetivo de personalizarem a mensagem para cada comunidade, mas de acordo com a Entrepreneur, muitas vezes esta estratégia é “uma perda de tempo e dinheiro”.

“Quando se começa a analisar os dados demográficos e psicológicos dos clientes de uma marca, o perfil de clientes tende a ser o mesmo, quer estejam numa ponta do país ou noutra. O mesmo nível de rendimentos, o mesmo tipo de consumo de media…” Uma boa campanha de Marketing deve ajudar os franchisados a chegar até aos seus clientes, independentemente do mercado.

Vá ao encontro do seu público alvo

No que diz respeito às redes sociais, é muito comum os franchisadores estabelecerem regras e regulamentos que todos os franchisados devem seguir. “É mais ou menos como um acordo entre pais e filhos que permite a cada um dos franchisados gerir a sua própria conta”, diz a publicação.

No entanto, segundo a Entrepreneur, o mais importante é perceber onde estão os clientes e ir ao seu encontro. “O Facebook costumava ser excelente para muitas marcas, mas o tipo de público que agora lá está envelheceu muito. Agora há muito mais engagement no Instagram, no Snapchat e até no Pinterest, dependendo da marca, do conceito e do cliente”.

Dar as ferramentas certas

O Marketing não tem apenas a ver com o que se diz, mas sobretudo como se diz, e os franchisadores não devem assumir que todos os seus franchisados sabem isto. Um franchisador deve providenciar formação aos seus franchisados em todas as áreas que sejam absolutamente essenciais para que o negócio seja bem-sucedido. O Marketing é uma delas.

Notícias relacionadas

APF entrega Selos de Excelência 25 na Expofranchise 2025

APF entrega Selos de Excelência 25 na Expofranchise 2025

Os “Selos de Excelência APF” são uma distinção de qualidade concedida anualmente a marcas que demonstram os mais altos índices de satisfação dos seus franqueados. O selo é atribuído após uma pesquisa de satisfação rigorosa, realizada por uma entidade externa especializada, que avalia diversas dimensões como suporte, economia, operações e sustentabilidade, conferindo credibilidade à marca no mercado.