Como funciona o franchising?
CRIAÇÃO DA FÓRMULA DE FUNCIONAMENTO DO FRANCHISING
Tão importante quanto o plano de viabilidade é o planeamento da fórmula de funcionamento do franchising. Cabe ao franchisador definir como funcionará a relação entre si, o franchisado, os fornecedores e os consumidores, e determinar como decorrerão as vendas, as compras e os recebimentos do franchisado. No caso de optar pela criação de uma central de compras, terá que decidir como será o seu funcionamento e qual o nível de liberdade ou restrição do franchisado.
É importante que o franchisador não se esqueça também de estipular os serviços que prestará aos seus franchisados, directamente ou por intermédio de terceiros. Entre os serviços mais comuns, podem destacar-se:
• Análise e selecção do ponto comercial;
• Projecto arquitectónico e de decoração;
• Suporte pré-operacional ao franchisado;
• Formação operacional e de gestão;
• Assistência em publicidade;
• Suporte na gestão do franchising;
• Centralização de compras;
• Supervisão de operações;
• Assistência no financiamento de instalações e equipamentos;
• Assistência na inauguração;
O franchisador poderá também definir outro tipo de soluções para a rede, tais como programas de seguros, de manutenção e outros que, pela negociação conjunta, possam trazer benefícios a todos.
Outro ponto fundamental passa pela elaboração de um estudo económico-financeiro agora mais detalhado, onde se avaliem os resultados potenciais para os futuros franchisados e para o franchisador, de acordo com o potencial de unidades abertas e facturação por unidade. Estas projecções podem inclusivamente ser usadas como base para a definição das taxas e verbas a serem cobradas aos franchisados.