Amorim Cork Ventures lança acelerador de âmbito internacional
A Amorim Cork Ventures uniu-se à Beta-i para lançar um acelerador de âmbito internacional. O projeto ruma a Barcelona, sob o nome ‘Cork Challenge Barcelona’, e terá uma duração de oito semanas, com a fase de seleção a decorrer até 28 de setembro.
Segundo Nuno Barroca, Vice-Presidente da Corticeira Amorim, “esta expansão internacional da Amorim Cork Ventures reflete a evolução e consolidação da empresa, cujo track-record apresenta indicadores muito positivos, de que se destacam por exemplo as mais de 200 candidaturas que recebemos até ao momento.”
O ‘Cork Challenge Barcelona’ vai selecionar um total de 14 startups e as equipas escolhidas para integrar o programa de aceleração vão ter oito semanas de coaching individual e sessões práticas de pitch, sendo submetidas a workshops e sessões de mentoria. O programa inclui ainda o acesso a consultores da Amorim Cork Ventures como parceiros-chave e mentores do programa, juntamente com a rede Beta-i.
“O principal critério será a qualidade das startups, que serão ‘pressionadas’ a adaptar-se aos padrões e necessidades da indústria, ao mesmo tempo que pressionam também a estrutura da Amorim Cork Ventures e dar resposta em tempo útil, testando a sua capacidade de resposta e flexibilidade”, refere Pedro Rocha Vieira, CEO e co-fundador da Beta-i.
A Amorim Cork Ventures foi criada com o objetivo de promover a criação de novos produtos e negócios com cortiça, orientados fundamentalmente para os mercados externos. A incubadora da Corticeira Amorim conta já com cerca de 20 projetos apoiados (quatro dos quais resultaram em startups), que se encontram em diferentes fases de evolução de negócio e que exploram diferentes áreas de atividade, com a marca ‘AS Portuguesas’.