Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

APF reúne com o Governo para promoção do franchising em Portugal

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
10/09/2020

A APF – Associação Portuguesa de Franchising, reuniu esta segunda-feira, dia 07 de setembro, com o Eng.º João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor no Ministério da Economia e da Transição Digital.

Na audiência, a APF foi representada pela Drª Cristina Matos, Secretária Geral e CEO da APF – Associação Portuguesa de Franchising e Presidente da Task Force do Conselho Mundial de Franchising e pelo Dr. Bruno Costa, vice-presidente da APF.

O grande propósito deste encontro, solicitado pela APF, foi apresentar os resultados dos Censos do Franchising 2018/2019. O estudo revelou um aumento percentual considerável da representatividade que o franchising tem no PIB nacional, de 2,84% para 3,96%, traduzindo um aumento de 1,12%. Através dos Censos foi possível apurar que as redes de franchising em Portugal geraram, em 2018/2019, um volume de negócios de 8084 milhões de euros.

O franchising também tem sido um motor de desenvolvimento no que diz respeito à criação de emprego. Dos 4.866.700 empregos existentes em Portugal em 2018, 130.359 são provenientes de marcas do franchising. Desta forma, dos 2,72% registados em 2017, o franchising passou a representar 2,77% em 2018.

Através destes dados estatísticos, a APF – Associação Portuguesa de Franchising demonstrou o potencial que o franchising tem no apoio à economia nacional.

Durante a audiência com o Eng.º João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, foi apresentada uma proposta para que a APF apoie as candidaturas à criação do próprio posto de trabalho e a formações em franchising para quem se encontre em situação de desemprego, medidas que visam a criação de empresas através do franchising.

Após a notícia de que mais de 60% das empresas em Portugal pediram insolvência em comparação com o período homólogo,  a APF disponibilizou-se perante o Governo para prestar apoio às empresas nacionais que se encontrem em risco de insolvência e que procurem soluções para a viabilização da sua atividade, em alternativa ao PER (Processo Especial de Revitalização).

Ao longo da sua história, a APF tem vindo a promover o desenvolvimento de start-ups e, nesse sentido, apresentou também em audiência a possibilidade de ser criado um fundo de apoio às start-ups em franchising e de apoio à tesouraria das mesmas, uma vez que é no primeiro ano de vida que, geralmente, as empresas precisam de mais apoio para conseguirem vingar no mercado.

Foi igualmente referida a hipótese de se vir a criar um CAE que permita identificar as marcas em franchising a operar em Portugal.

Esta audiência entre a APF – Associação Portuguesa de Franchising e a Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor foi um passo importante naquela que é a principal missão da APF – a promoção do franchising em Portugal enquanto sistema de desenvolvimento empresarial, como solução para a criação e expansão das PME, contribuir de forma ativa para a dinamização do empreendedorismo em Portugal e a criação de negócios através do sistema de franchising.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Meneo é a mais nova marca associada da APF

Meneo é a mais nova marca associada da APF

A Meneo, marca 100% portuguesa que aposta num conceito inovador de frango personalizado em formato dark kitchen, é a mais recente marca associada da APF – Associação Portuguesa de Franchising. Com uma proposta irreverente, alinhada com as novas exigências do...

Quem é o Franchisado do Futuro?

Quem é o Franchisado do Futuro?

O mundo mudou – e o franchising está a mudar com ele. A pandemia acelerou transformações profundas nos comportamentos, nas prioridades e nas aspirações das pessoas, e essas mudanças refletem-se de forma clara no perfil dos novos candidatos a franchisado. Já não basta...