Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

As regras básicas de gestão que todas as lojas devem seguir

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
08/01/2016

Os últimos anos têm sido de desafio para o setor do comércio, sobretudo por força da crise económica. Mas de acordo com o site brasileiro UOL, algumas regras básicas de gestão podem ajudar o setor a enfrentar momentos menos bons.

Anderson Ozawa, consultor de prevenção de perdas e gestão de retalho, explica à publicação que na preparação do ano de 2016, as empresas devem dedicar-se ao planeamento, à gestão e à eficiência. “É muito importante que as empresas façam isso, para fortalecer o setor, gerar mais empregos e ampliar os lucros”, refere.

As mudanças, conta, ocorrerão principalmente na forma de pensar dos gestores e não tanto nos modelos de negócio. “Existe um modo de pensar que precisa de ser alterado para que o próximo ano decorra com o mínimo de impacto possível.”

Para isso, é importante seguir regras como estas:

1. Saia da zona de conforto

Segundo Ozawa, o retalho é um setor dinâmico, por isso, é importante observar os sinais e estar disposto a sair da zona de conforto. “Como noutros setores, é preciso estar atento aos indicadores, aos cenários e, principalmente, às projeções e expectativas de longo prazo”, refere o especialista.

2. Mude os processos

Para o consultor, “é importante deixar de fazer as coisas como sempre foram feitas para adotar novos métodos de trabalho e implantar rotinas de execução.”

3. Atraia colaboradores com vontade de se envolverem no negócio

O retalho deixou de ser uma opção de trabalho para passar a ser um objetivo de carreira, segundo o consultor. “É importante desenvolver, capacitar e valorizar as pessoas dentro do negócio. Dada a complexidade das operações –compras, logística, vendas, perdas, etc.–, o retalho precisa de pessoas envolvidas, remuneradas pelos resultados, em constante capacitação.”

4. Monitorize as operações

“Ter um negócio implica estabelecer ferramentas de gestão para controlar a execução das operações e, assim, obter o máximo de eficiência”, acrescenta. Muitos empreendedores e gestores ainda não perceberam que devem adotar um modelo de gestão como um dos elementos fundamentais para um negócio sustentável.

5. Conheça o seu cliente

Regra número 1: conheça bem o perfil dos seus clientes e potenciais clientes. “Existe uma quantidade enorme de informações que podem ser utilizadas. Assim, é possível desenvolver produtos melhores, atendimento personalizado, ambientes de loja e marketing mais assertivos, para que os clientes compreendam que a experiência de compra é única e deve ser repetida.”

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

APF anuncia a 28ª edição da Expofranchise   

APF anuncia a 28ª edição da Expofranchise  

A edição de 2025 da maior feira de franchising da Península Ibérica já tem data e local: a Expofranchise 2025 realizar-se-á nos dias 17 e 18 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa. Promovida pela APF - Associação Portuguesa de Franchising, a Expofranchise 2025...

Estas são as marcas já confirmadas para a Roda de Negócios APF 2025

Estas são as marcas já confirmadas para a Roda de Negócios APF 2025

UNU, House Shine, House Comfort, Vangor, Urban Obras, Fitness Factory, Vivafit, UNU Finance, Aqui Remodelações, Zome, Nata Lisboa, FT30, Portugália e ActionCoach são as marcas já confirmadas para a Roda de Negócios APF 2025. A quinta edição da Roda de Negócios, um...