Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

As vantagens do franchising

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
10/12/2015

Mark Siebert, fundador do iFranchise Group, consultor de franchising e especialista em startups, vai publicar em 2016 a obra ‘Franchise Your Business’, um livro que, de acordo com o autor, pretende ajudar os empreendedores a avaliarem a ‘franchisabilidade’ do seu negócio e a serem bem-sucedidos neste modelo de negócio. Num artigo recentemente publicado na Entrepreneur, o especialista revela quais são as principais vantagens do franchising.

1. Capital

Uma das maiores barreiras à expansão de um negócio é a falta de capital ou a dificuldade de acesso a investimento. De acordo com o especialista, o franchising resolve esse problema, na medida em que é “uma forma alternativa de aquisição de capital” que permite fazer com que uma empresa cresça usando os recursos de terceiros.

Através da utilização do dinheiro que outros investem na marca, o franchisador pode crescer sem se endividar.

2. Gestores motivados

Segundo o especialista, outros dos maiores obstáculos que as empresas enfrentam na sua expansão é conseguirem encontrar gestores motivados e apaixonados o suficiente para levarem os seus negócios a bom porto. “Os gestores contratados são nada mais do que funcionários que podem ou não estar genuinamente empenhados nos seus trabalhos, o que torna a supervisão um desafio”.

No franchising este problema não se coloca, uma vez que o gestor de uma unidade é muitas vezes também o proprietário e ninguém estará mais motivado para conseguir sucesso do que alguém que teve que investir.

3. Crescimento rápido

Para algumas empresas, ou marcas, o franchising é a única opção que alguma vez terão de fazer o seu negócio crescer ou chegar à liderança. Para além disso, de acordo com o especialista, o franchising permite às organizações competirem com negócios maiores.

4. Redução dos riscos

Devido à natureza do modelo de negócio, o franchising é também uma forma de evitar riscos, uma vez que é um modelo já testado e que permite ao franchisado ter apoio em todas as fases do desenvolvimento do negócio e na própria gestão.

Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Dia Mundial do Franchising: mensagem da CEO da APF

Dia Mundial do Franchising: mensagem da CEO da APF

A Associação Portuguesa de Franchising (APF) associa-se hoje, 11 de junho, à celebração da primeira edição do Dia Mundial do Franchising, uma iniciativa lançada pelo World Franchise Council com o objetivo de reconhecer o impacto transformador deste modelo de negócio...