Os blogues de moda influenciam as compras de 60% dos seus seguidores, com 72% a revelar que utiliza essas plataformas como fonte de informação antes da realização de uma compra. A conclusão é de um estudo do IPAM – The Marketing School, que procurou avaliar a influência dos conteúdos disponibilizados nos blogues de moda no processo de pré-compra dos seus leitores.
O estudo publicado confirma o impacto que estas páginas assumem nas decisões de consumo dos seus seguidores e indica que 64% dos seguidores destas plataformas usam os blogues de moda como fonte de informação “muitas vezes” ou “quase sempre” antes de realizarem.
“Fonte de informação” ou “fonte de inspiração” são as principais razões apontadas pelos inquiridos para iniciar e manter a leitura de blogues de moda. Mais de metade dos seguidores de blogues visitam estas páginas diariamente (32,9%) ou quase todos os dias (22,7%).
De assinalar ainda que três em cada quatro leitores (73%) inquiridos pelo estudo do IPAM – The Marketing School admitem sentir-se mais influenciados pelos posts, reviews e opiniões partilhados pelos bloggers do que por qualquer outra forma de comunicação, como, por exemplo, banners.
No que diz respeito à credibilidade da informação disponibilizada, 84% dos indivíduos revela depositar mais confiança nos blogues de moda que são orientados e trabalhados por consumidores do que os que são desenvolvidos por marcas. Por último, 80% dos inquiridos revelam ainda que os blogues desenvolvidos pelos consumidores exercem maior influência para a compra quando comparados com os blogues corporativos.
O estudo do IPAM traça ainda o perfil dos leitores de blogues de moda em Portugal e indica que são “jovens adultos e, na sua esmagadora maioria (98%), do sexo feminino. 74% têm menos de 35 anos, mais de metade (61,4%) são solteiros e têm formação superior (86%).”