Coffee News: o negócio das boas notícias
É um conceito com quase duas décadas que chegou a Portugal em 2016 depois de se ter expandido rapidamente pelo Canadá e Estados Unidos da América. A Coffee News divulga as boas notícias do seu bairro, mas é também uma boa notícia para quem quer criar o seu próprio emprego.
Nasceu no Canadá, em 1988, e chegou a Portugal em 2016, com a missão de divulgar boas notícias em todos os distritos do país. Uma criação do especialista em publicidade Jean Daum, o conceito da Coffee News consiste numa publicação semanal distribuída gratuitamente por restaurantes, cafés, hotéis e outros espaços de espera, satisfazendo as necessidades de publicidade dos pequenos negócios locais, de cidade ou bairro. Este especialista incorporou ainda no conceito Coffee News mais de 17 efeitos diferentes, tanto psicológicos como de super-aprendizagem, que estimulam a leitura e garantem apresentar resultados extraordinários para os anunciantes.
“Coffee News contém notícias invulgares, histórias engraçadas, citações, feitos surpreendentes, horóscopos, números da sorte e muito mais, semanalmente. O seu conteúdo é divertido e aprazível – aqui não há lugar para más notícias. Apresenta ‘o outro lado das notícias’, aquelas que nos fazem sorrir, promovendo uma atmosfera altamente positiva, divertida e amável para o anúncio”, explica Hugo Janota, master franchise da marca em Portugal.
O objetivo da marca, diz Hugo Janota, é chegar a todo o país, com particular incidência para a zona da Grande Lisboa, Grande Porto e Algarve. Além disso, a marca pretende conseguir a maior notoriedade possível para a marca e ter uma rede de franchisados motivada e com vários benefícios.
Retorno rápido
Esta é uma oportunidade low cost, já que o investimento inicial na marca ronda os 3600 euros. Ainda assim, este é um valor que, segundo as projeções da marca, poderá ser recuperado em apenas dois meses, o que torna o conceito bastante atraente para quem procura criar o seu próprio emprego. “Um franchisado que tire máximo partido da sua edição” pode chegar a lucros que rondam os 36 mil euros por ano. Além disso, a marca está a promover uma oferta de lançamento em que o custo do investimento inicial tem um desconto de 50%, concedendo ainda uma segunda licença inteiramente gratuita.
“Temos uma linha de financiamento para o investimento inicial, com condições muito atrativas. Na nossa central há sempre alguém disponível para apoiar o franchisado no seu dia a dia como editor. Além disso, oferecemos formação desde o dia um da caminhada do franchisado com o Coffee News”, garante o responsável. Embora a marca não cobre taxa de publicidade, os royalties são de 50 euros por semana, pagos a partir do momento em que o franchisado comece a editar as suas publicações.
Outro dos motivos que tornam a marca particularmente atraente numa perspetiva de criação do próprio emprego é o facto de o potencial investidor não precisar de qualquer experiência profissional prévia ou formação académica específica. “O pré-requisito mais importante é o desejo de ser independente, para além de dever possuir alguma habilidade na área de vendas”, salienta o master franchise.