O Natal e a Passagem de Ano são excelentes oportunidades para aumentar as vendas. De acordo com a revista brasileira Pequenas Empresas & Grandes Negócios, conseguir crescimentos de negócio neste período festivo é fácil, desde que haja planeamento.
“Datas comemorativas são ótimas oportunidades para quem deseja alavancar as vendas. A procura por lembranças e presentes intensifica-se, sendo que as comidas típicas da época também são requisitadas. Porém, o sucesso das vendas depende de atitudes relacionadas com o planeamento do empreendedor”, refere o superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, à publicação.
De acordo com o especialista, a melhor forma de aumentar as vendas nesta altura do ano é seguindo estas dicas:
Planeamento do stock: Nenhum cliente gosta de chegar a uma loja e não ter disponível o produto que deseja comprar;
Atendimento rápido: Quando a sua loja estiver cheia, redobre a atenção para que não deixe nenhum cliente à espera durante demasiado tempo;
Boas condições de pagamento: A facilidade de pagamento é um incentivo à venda dos produtos. Qualquer dificuldade pode significar a perda de um cliente;
Layout pensado para permitir a circulação de clientes: os produtos devem estar expostos de forma a que os clientes os consigam ver e de forma a que todos consigam circular sem dificuldades. Uma loja que parece pequena e apertada pode afastar clientela;
Qualidade: a qualidade do produto está acima de tudo.