Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Como criar um bom plano de negócio

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
15/01/2017

Um bom plano de negócio deve obriga-lo a responder a duas perguntas essenciais: ‘Quem são as pessoas que têm dinheiro?’ e ‘Como vou chegar até essas pessoas’. De acordo com o site brasileiro ‘Administradores’, estas questões podem não ser subtis, mas fazer dinheiro não é um processo subtil e só é alcançável com um bom plano de negócio.

A primeira parte de um bom plano de negócio deve sempre envolver a identificação do cliente da empresa e as suas maiores necessidades. A segunda parte deve focar-se na criação de um mecanismo de vendas que garanta que o negócio é rentável.

Mas na maioria das vezes, os planos de negócio precisam de ser alterados no decorrer de toda a operação da empresa. O site brasileiro partilha algumas dicas que podem ajudar um novo empreendedor a fazê-lo de forma bem-sucedida.

Defina um nicho

De acordo com o site, quanto mais preciso for na descrição do seu público-alvo, melhor. Muitos empreendedores têm receio de estreitar o seu público, no entanto, as empresa mais bem-sucedidas começaram por quererem alcançar apenas um ou dois mercados, crescendo mais tarde para outros públicos.

KISS – Keep it Simple, Stupid!

Se não consegue descrever o seu modelo de negócio em dez palavras ou menos, na verdade não tem um modelo de negócio. Evite gíria de negócios e conceitos na moda como estratégico, classe mundial, sinergéticos, pioneiro e escalável. “Linguagem empresarial não faz um modelo de negócio. Pense no modelo de negócio do eBay: cobrar uma taxa de anúncio mais uma comissão. Fim da discussão”, refere o site Administradores.

Copie outros

Já foram inventados praticamente todos os modelos de negócio possíveis. “Poderá inovar em tecnologia, marketing e distribuição, mas tentar chegar a um novo modelo de negócio é uma má aposta. Tente criar um modelo de negócio que seja semelhante a um bem-sucedido”, refere.

Notícias relacionadas

APF entrega Selos de Excelência 25 na Expofranchise 2025

APF entrega Selos de Excelência 25 na Expofranchise 2025

Os “Selos de Excelência APF” são uma distinção de qualidade concedida anualmente a marcas que demonstram os mais altos índices de satisfação dos seus franqueados. O selo é atribuído após uma pesquisa de satisfação rigorosa, realizada por uma entidade externa especializada, que avalia diversas dimensões como suporte, economia, operações e sustentabilidade, conferindo credibilidade à marca no mercado.