Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Consome-se menos na região de Lisboa

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
12/06/2020

É na região de Lisboa e Vale do Tejo que se verifica o maior abrandamento no consumo desde que foi decretado o Estado Emergência devido à pandemia de COVID-19. De acordo com os mais recentes dados do SIBS Analytics, é a Grande Lisboa apresenta os valores mais baixos do país no que se refere às compras físicas. Na última semana, de 25 a 31 de maio, as compras estavam a 73% da frequência média pré-COVID, tendo chegado a representar apenas 42% na semana de 30 de março a 5 de abril, ou seja, “menos de metade do total de compras físicas quando comparado com o período antes da pandemia”, revela o documento.

No sentido inverso, no Alentejo o consumo em loja já ultrapassou a frequência de compras antes do aparecimento do primeiro caso em Portugal: o número médio de compras físicas nesta última semana situou-se cinco pontos percentuais acima do número médio de compras antes do COVID-19.

De forma resumida, na semana de 25 a 31 de maio, os hábitos de consumo dos portugueses acentuam a tendência de crescimento que se tem vindo a registar desde o início do processo de desconfinamento.

Consome-se menos na região de Lisboa

A média de compras em loja, por exemplo, está já a 82 pontos face ao período pré-pandemia, aproximando-se cada vez mais da frequência de compra antes do registo do primeiro caso de COVID-19 em Portugal. Relativamente à semana anterior, o número médio de compras físicas voltou a subir sete pontos, representando a quinta semana consecutiva de tendência de crescimento.

Também as compras online registaram um crescimento acentuado de sete pontos face à semana anterior, de 89 para 96 pontos – partindo de uma base de index 100, na qual 100 é equivalente à média diária do número de compras antes de ser registado o primeiro caso de infeção – praticamente ao nível do período antes da primeira infeção.

Segundo os dados do SIBS Analytics relativamente à semana de 25 a 31 de maio, correspondente à quarta semana de desconfinamento em Portugal, verificou-se um aumento de 9% nas compras na rede MULTIBANCO, o segundo maior incremento desde o início da pandemia.

De destacar ainda a utilização do MB WAY que continua a bater valores recordes semana após semana: no período em análise, de 25 a 31 de maio, a média de compras em loja através do MB WAY ficou 90% acima da média anterior ao início da pandemia, praticamente duplicando a frequência de utilização. O MB WAY nas compras físicas registou a décima semana consecutiva de crescimento, aumentando 9% em comparação com a semana anterior. Olhando ainda para a utilização do serviço MB WAY no e-commerce, o número médio de compras atingiu também o valor mais alto desde que a SIBS iniciou esta análise, com a utilização do serviço neste canal a ficar 34 pontos percentuais acima do período pré-COVID, e a crescer 22 pontos face à semana anterior, de 18 a 24 de maio (o que corresponde a um aumento de 20%).

Analisando o valor gasto por cada compra na Rede MULTIBANCO, a média manteve-se inalterada face à semana anterior: 37,8 euros. Já nas compras online, o valor médio cresceu 1,7% para os 40,9 euros, face aos 40,2 euros da semana anterior. Em ambos os casos, os valores médios por compra continuam acima da média do período antes da pandemia: no canal físico, o valor é 11,2% superior e no online é 9% maior.

 

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

O Grupo NBRAND, líder nacional em franchising, realizou a sua Convenção Nacional 2025, um evento que reuniu os franqueados e principais patrocinadores da rede no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, em Viseu. Com uma forte componente de partilha, inspiração e...