Consome-se menos na região de Lisboa
É na região de Lisboa e Vale do Tejo que se verifica o maior abrandamento no consumo desde que foi decretado o Estado Emergência devido à pandemia de COVID-19. De acordo com os mais recentes dados do SIBS Analytics, é a Grande Lisboa apresenta os valores mais baixos do país no que se refere às compras físicas. Na última semana, de 25 a 31 de maio, as compras estavam a 73% da frequência média pré-COVID, tendo chegado a representar apenas 42% na semana de 30 de março a 5 de abril, ou seja, “menos de metade do total de compras físicas quando comparado com o período antes da pandemia”, revela o documento.
No sentido inverso, no Alentejo o consumo em loja já ultrapassou a frequência de compras antes do aparecimento do primeiro caso em Portugal: o número médio de compras físicas nesta última semana situou-se cinco pontos percentuais acima do número médio de compras antes do COVID-19.
De forma resumida, na semana de 25 a 31 de maio, os hábitos de consumo dos portugueses acentuam a tendência de crescimento que se tem vindo a registar desde o início do processo de desconfinamento.
A média de compras em loja, por exemplo, está já a 82 pontos face ao período pré-pandemia, aproximando-se cada vez mais da frequência de compra antes do registo do primeiro caso de COVID-19 em Portugal. Relativamente à semana anterior, o número médio de compras físicas voltou a subir sete pontos, representando a quinta semana consecutiva de tendência de crescimento.
Também as compras online registaram um crescimento acentuado de sete pontos face à semana anterior, de 89 para 96 pontos – partindo de uma base de index 100, na qual 100 é equivalente à média diária do número de compras antes de ser registado o primeiro caso de infeção – praticamente ao nível do período antes da primeira infeção.
Segundo os dados do SIBS Analytics relativamente à semana de 25 a 31 de maio, correspondente à quarta semana de desconfinamento em Portugal, verificou-se um aumento de 9% nas compras na rede MULTIBANCO, o segundo maior incremento desde o início da pandemia.
De destacar ainda a utilização do MB WAY que continua a bater valores recordes semana após semana: no período em análise, de 25 a 31 de maio, a média de compras em loja através do MB WAY ficou 90% acima da média anterior ao início da pandemia, praticamente duplicando a frequência de utilização. O MB WAY nas compras físicas registou a décima semana consecutiva de crescimento, aumentando 9% em comparação com a semana anterior. Olhando ainda para a utilização do serviço MB WAY no e-commerce, o número médio de compras atingiu também o valor mais alto desde que a SIBS iniciou esta análise, com a utilização do serviço neste canal a ficar 34 pontos percentuais acima do período pré-COVID, e a crescer 22 pontos face à semana anterior, de 18 a 24 de maio (o que corresponde a um aumento de 20%).
Analisando o valor gasto por cada compra na Rede MULTIBANCO, a média manteve-se inalterada face à semana anterior: 37,8 euros. Já nas compras online, o valor médio cresceu 1,7% para os 40,9 euros, face aos 40,2 euros da semana anterior. Em ambos os casos, os valores médios por compra continuam acima da média do período antes da pandemia: no canal físico, o valor é 11,2% superior e no online é 9% maior.