Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Desperdício alimentar: 72% dos consumidores está sensibilizado para o tema

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
27/07/2022

O Research Institute da Capgemini revelou que 72% dos consumidores estão conscientes do desperdício alimentar que provocam. O valor era apenas de 33% antes de 2020, de acordo com o novo estudo “Reflect. Rethink. Reconsider. Why food waste is everybody’s problem”.

Em comunicado, a Capgemini informa ainda que, no espaço de um ano, registou-se um crescimento de 80% das pesquisas nas redes sociais sobre os métodos que permitem aumentar a vida útil dos alimentos. A poupança de custos (56%), a preocupação com a fome em todo o mundo (52%), e as alterações climáticas (51%), são os principais responsáveis por esta mudança.

Por outro lado, 60% sentem-se culpados pelo desperdício alimentar. Mas também manifestaram o seu descontentamento pelo facto de os distribuidores e os produtores alimentares não estarem a fazer o que seria necessário para diminuir o impacto desta situação.

Quase dois terços (61%) dos consumidores inquiridos disseram que querem que as marcas e os retalhistas façam mais para os ajudar a combater o desperdício alimentar, e 57% revelaram estar desapontados por as empresas não se importarem o suficiente com este problema.

No lado das empresas, 60% firmou que ajuda os consumidores a compreender termos como “consumir preferencialmente antes de”, “consumir até” e “data de validade”. No entanto, apenas 39% dos consumidores consideraram que estas informações são suficientemente claras.

Os consumidores querem que as empresas façam mais em domínios como: a inovação dos produtos, a embalagem, a clareza dos rótulos com datas de validade, e a educação/sensibilização dos consumidores. Os consumidores revelaram que gostariam de ver rótulos digitais (códigos QR, etc.) que lhes forneçam mais informações sobre o ciclo de vida e a qualidade dos produtos.

No que diz respeito ao aumento do prazo de validade dos alimentos em casa, dois terços (67%) afirmaram que recorrem a fontes de informação de terceiros (amigos, familiares, influenciadores e redes sociais) e apenas um terço (33%) referiu que obtém as informações necessárias nas embalagens dos produtos, em anúncios ou/e em campanhas geridas pelos produtores e pelos distribuidores alimentares.

O impacto na confiança

Quase metade dos consumidores já afirmaram que recomendam a amigos e familiares para não interagirem com empresas/marcas que não se preocupam com o desperdício alimentar. Em sentido inverso, 91% afirmaram estar dispostos a comprar a marcas e distribuidores que divulguem informações sobre o seu desperdício alimentar, enquanto 58% referiram que aumentarão os seus gastos em empresas que tomem medidas ativas para gerir o desperdício alimentar.

“Os consumidores precisam de mensagens simples e diretas e de ferramentas fáceis de usar que os ajudem a reduzir o desperdício alimentar e os custos. Esta pode ser também uma oportunidade para as marcas fidelizarem clientes,” explica o Global Sector Lead, Consumer Products, Retail and Distribution da Capgemini, Tim Bridges.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Gold by Maxfinance supera operações de crédito em um ano

Gold by Maxfinance supera operações de crédito em um ano

A GOLD by Maxfinance, referência na intermediação de crédito nacional, alcançou em 2024 o melhor desempenho de sempre, com um volume anual de crédito contratado que superou os 200 milhões de euros. Com expressivo predomínio do crédito habitação nas operações, que...

Branquia assina contrato para Torres Vedras

Branquia assina contrato para Torres Vedras

A Branquia, empresa especialista em serviços de limpeza técnica e comercial, anuncia a assinatura de um contrato estratégico, que marca o início das operações na região de Torres Vedras, sob a liderança de Olga Mateus. Olga Mateus, empresária com vários anos de...