Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

E-commerce no comércio alimentar e retalho sobe 44% face a período pré-pandemia

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
29/04/2020

As compras online no setor do Comércio Alimentar & Retalho registaram uma subida de 44% face ao período pré-COVID-19, revelam os dados da SIBS no conjunto de indicadores de evolução de consumo relativos ao período COVID-19 vivido nas últimas semanas, com base nos números da semana de 20 a 26 de abril.

O Comércio Alimentar & Retalho não foi, contudo, o setor que maior crescimento registou face ao período antes da pandemia, cabendo esse destaque ao Entretenimento, Cultura e Subscrições – aumento de 57% -, seguido da Restauração, Food Delivery e Take Away – aumento de 53%.

Na semana de 20 a 26 de abril, estes três setores juntamente com os das Farmácias & Parafarmácias, Perfumaria & Cosmética, Jogos & Brinquedos e Decoração & Artigos para o Lar, representaram 54% das transações online em Portugal, um ponto percentual abaixo da semana de 13 a 19 de abril.

Os dados da semana de 20 a 26 de abril demonstram que as compras físicas na rede Multibanco continuam a crescer, atingindo o valor mais elevado das últimas cinco semanas. Adicionalmente verifica-se uma diminuição da preponderância dos setores dos Super & Hipermercados, pequena distribuição alimentar, bebidas & tabaco, Farmácias e Parafarmácias, representando agora 65% do total de compras.

E-commerce no comércio alimentar e retalho sobe 44% face a período pré-pandemia

Olhando para a média de transações na Rede Multibanco e online em Portugal, as variações na semana de 20 a 26 de abril foram pouco significativas, mantendo-se praticamente inalterados os padrões de consumo dos portugueses. Comparando com a semana anterior verificou-se um aumento ligeiro de três pontos na média de compras em todos os canais físicos; nas compras online, a média de compras permaneceu inalterada face à semana de 13 a 19 de abril.

Em comparação com a média anterior ao registo do primeiro caso em Portugal, as compras em loja representaram novamente cerca de metade da média; nas compras online, a média global ficou 15 pontos abaixo do valor médio registado entre 1 de janeiro e 1 de março.

Analisando o valor gasto por cada compra na Rede Multibanco, a média caiu 3,3% para 38,1 euros, em comparação com os 39,4 euros da semana anterior; nas compras online, o valor médio subiu 2,3% para 40,6 euros, comparado com os 39,7 euros na semana anterior. Os valores médios por compra na semana de 20 a 26 de abril continuam consideravelmente acima da média do período antes da pandemia: no canal físico o valor é 10% superior e no online é 8,3% maior.

O MB WAY continua a ganhar peso nas compras feitas em Portugal, com destaque para a segunda semana consecutiva de aumento no número médio de transações através deste serviço na Rede MULTIBANCO, atingindo o registo mais elevado de utilização do MB WAY nas compras por canal físico desde que foi decretado o Estado de Emergência em Portugal. O valor registado na semana de 20 a 26 de abril ficou 10 pontos acima da média antes do registo do primeiro caso do novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal. Nas compras online, o número médio de transações com o MB WAY atingiu igualmente o valor mais alto desde que foi decretado o Estado de Emergência e superou pela quarta semana consecutiva a média registada antes da pandemia. O registo da semana em análise ficou 15 pontos acima do registado antes do início da pandemia, crescendo oito pontos relativamente à semana anterior, de 13 a 19 de abril.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

O Grupo NBRAND, líder nacional em franchising, realizou a sua Convenção Nacional 2025, um evento que reuniu os franqueados e principais patrocinadores da rede no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, em Viseu. Com uma forte componente de partilha, inspiração e...