Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

E quando uma franquia não resulta: de quem é a culpa?

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
02/08/2017

Na fase inicial de uma franquia ou negócio é muito fácil cometer erros, especialmente se o responsável pela sua gestão tiver pouca experiência. E mesmo que o negócio seja em regime de franchising, o que significa que por detrás existe uma equipa pronta ajudar, é possível falhar. Mas nesses casos, de quem é a culpa?

De acordo com o site brasileiro administradores, quando uma franquia não resulta é muito comum que se apontem culpas. “De um lado, o franchisador alega que o franchisado não tem perfil adequado. Não sabe vender, não sabe lidar com pessoas, não sabe gerir financeira e operacionalmente o negócio. Do outro, o franchisado alega que não recebe o apoio e suporte adequado da marca”, refere.

Na verdade, o perfil dos franchisados é mesmo um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio e muitas das vezes, na ânsia de ganhar escala e de expandir o negócio, muitas redes baixam a fasquia e não fazem uma seleção adequada daqueles que integram a sua rede.

De acordo com a publicação brasileira, “esse é um ponto que merece atenção. De forma generalizada, o mercado trata o processo como se fosse uma venda e não um recrutamento. O franchisado tem um papel muito importante na rede e precisa de preencher alguns requisitos importantes para assumir a operação do negócio.”

Para além disso, é importante que as marcas entendam que não existe uma receita para o sucesso. Cada marca tem requisitos diferentes e, por isso, precisa de perfis de franchisados diferentes.

Mas há fatores que são transversais a qualquer negócio: conhecer a região onde se irá implementar o negócio, ter uma boa rede de contactos, ter um perfil adequado para gerir pessoas e estar disposto a seguir um conjunto de regras impostas pela marca.

Por outro lado, as redes de franchising devem cumprir o seu papel: oferecer o apoio prometido, formação  e deixar bem claras as regras que terão que ser cumpridas pelos franchisados.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

APF anuncia a 28ª edição da Expofranchise   

APF anuncia a 28ª edição da Expofranchise  

A edição de 2025 da maior feira de franchising da Península Ibérica já tem data e local: a Expofranchise 2025 realizar-se-á nos dias 17 e 18 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa. Promovida pela APF - Associação Portuguesa de Franchising, a Expofranchise 2025...

Estas são as marcas já confirmadas para a Roda de Negócios APF 2025

Estas são as marcas já confirmadas para a Roda de Negócios APF 2025

UNU, House Shine, House Comfort, Vangor, Urban Obras, Fitness Factory, Vivafit, UNU Finance, Aqui Remodelações, Zome, Nata Lisboa, FT30, Portugália e ActionCoach são as marcas já confirmadas para a Roda de Negócios APF 2025. A quinta edição da Roda de Negócios, um...