Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

E quando uma franquia não resulta: de quem é a culpa?

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
02/08/2017

Na fase inicial de uma franquia ou negócio é muito fácil cometer erros, especialmente se o responsável pela sua gestão tiver pouca experiência. E mesmo que o negócio seja em regime de franchising, o que significa que por detrás existe uma equipa pronta ajudar, é possível falhar. Mas nesses casos, de quem é a culpa?

De acordo com o site brasileiro administradores, quando uma franquia não resulta é muito comum que se apontem culpas. “De um lado, o franchisador alega que o franchisado não tem perfil adequado. Não sabe vender, não sabe lidar com pessoas, não sabe gerir financeira e operacionalmente o negócio. Do outro, o franchisado alega que não recebe o apoio e suporte adequado da marca”, refere.

Na verdade, o perfil dos franchisados é mesmo um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio e muitas das vezes, na ânsia de ganhar escala e de expandir o negócio, muitas redes baixam a fasquia e não fazem uma seleção adequada daqueles que integram a sua rede.

De acordo com a publicação brasileira, “esse é um ponto que merece atenção. De forma generalizada, o mercado trata o processo como se fosse uma venda e não um recrutamento. O franchisado tem um papel muito importante na rede e precisa de preencher alguns requisitos importantes para assumir a operação do negócio.”

Para além disso, é importante que as marcas entendam que não existe uma receita para o sucesso. Cada marca tem requisitos diferentes e, por isso, precisa de perfis de franchisados diferentes.

Mas há fatores que são transversais a qualquer negócio: conhecer a região onde se irá implementar o negócio, ter uma boa rede de contactos, ter um perfil adequado para gerir pessoas e estar disposto a seguir um conjunto de regras impostas pela marca.

Por outro lado, as redes de franchising devem cumprir o seu papel: oferecer o apoio prometido, formação  e deixar bem claras as regras que terão que ser cumpridas pelos franchisados.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Roda de Negócios acontece em 13 de março, em Vila Nova de Gaia

Roda de Negócios acontece em 13 de março, em Vila Nova de Gaia

  A quinta edição da Roda de Negócios, um conceito de eventos de empreendedorismo e franchising organizado pela APF – Associação Portuguesa de Franchising, em parceria com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e, com a Inova Gaia, acontece em 13 de...

ActionCOACH é a mais nova marca associada da APF

ActionCOACH é a mais nova marca associada da APF

A ActionCOACH é uma empresa líder mundial em business coaching, criada em 1993 em Brisbane, na Austrália, pelo empreendedor Brad Sugars. A sua missão consiste em “Promover o desenvolvimento das empresas e empresários”, enquanto a visão “Abundância mundial através de...