Em 2016, o Marketing e a Comunicação já não serão (tão) focados nos Millennials
No próximo ano, o marketing e as ações de comunicação deixarão de ser dirigidos aos Millennials enquanto grupo demográfico e passarão a focar-se nos gostos e no lifestyle desses jovens consumidores. A conclusão é de um estudo divulgado esta semana pela Hotwire PR, que revela que em 2016, as marcas vão tentar atrair os consumidores com conteúdos menos focados na sua idade e mais focados em determinados valores.
O estudo agora publicado traça um retrato das tendências que em 2016 marcarão o marketing e a comunicação das marcas e refere que depois da aposta na publicidade em dispositivos móveis o desafio será contornar as ferramentas de bloqueio de publicidade, que têm vindo a surgir em força no mercado.
De acordo com a Advertising Age, que cita o estudo, para responder a esse problema, os marketeers terão que apostar mais em ‘publicidade nativa’, podcasts patrocinados e parcerias com os chamados ‘prescritores’ ou especialistas.
As tendências da comunicação e do marketing para o próximo ano passarão também por:
O despertar da realidade virtual: Os consumidores estão ansiosos por experiências diferentes e a realidade virtual poderá vir a desempenhar um papel importante na resposta que os marketeers adotarão para responder a essa necessidade;
Tempo real VS Conteúdos planeados: A comunicação e o marketing terão que responder cada vez mais em tempo real. Os calendários de planeamento de conteúdos poderão estar prestes a desaparecer;
Campanhas de marketing que oferecem um serviço: As campanhas de marketing mais bem-sucedidas serão aquelas que tiverem a capacidade de oferecer serviços úteis e relevantes para os consumidores;
Marcas terão que ser vistas como ativistas: Os valores deverão continuar no centro da estratégia de comunicação das marcas. As preocupações e posições sociais, políticas e ambientais das marcas devem ser perceptíveis para os seus consumidores;
Produção de vídeo será mais especializada e profissional: Em 2016 haverá uma aposta clara na produção de conteúdos vídeo de forma mais profissional. Os marketeers, por outro lado, estarão mais focados na compreensão de que plataformas funcionam melhor para a distribuição desses conteúdos.