Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Empresas maduras são as que mais contribuem para a atividade económica do país

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
13/09/2016

Empresas maduras são as que mais contribuem para a atividade económica do país

Representam menos de um quarto (22%) de todo o tecido empresarial nacional, mas são as que mais contribuem para a atividade económica portuguesa, já que geram “mais de metade do volume de negócios e representam quase metade do emprego”. Falamos das empresas maduras, ou com mais de 20 anos, aquelas que segundo o mais recente estudo da Informa D&B têm vindo a crescer no que diz respeito ao seu peso no tecido empresarial.

Segundo o estudo ‘Longevidade Empresarial’, que abrange o período 2007-2015, as empresas maduras representam 55% do volume de negócios e 46% do emprego do universo empresarial. “Têm em média 32,4 anos de idade, face a uma média de 13,1 quando considerado todo o universo das empresas” e o seu peso tem vindo a crescer, dos 17,1% em 2007 para os 22% atuais, reforçando o seu peso no tecido empresarial.

Os resultados do estudo revelam também que que existe uma “relação clara entre a longevidade das empresas e a sua dimensão”. “A maioria das grandes e médias empresas têm mais de 20 anos de vida (63,8% nas grandes, 55,6% nas médias). Além disso, a idade média das empresas aumenta progressivamente em cada escalão de dimensão: as grandes empresas têm a idade média mais elevada (32 anos) valor que desce para 12,5 anos no caso das micro”, indica.

Segundo Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B, “o estudo que realizámos torna muito clara a relação entre a dimensão das empresas e a sua longevidade: são empresas muito relevantes para a economia do país, quer em volume de negócios, em exportações ou em emprego, por isso, é importante que as empresas mais jovens e de menor dimensão encontrem condições para crescer, chegando também elas à maturidade e realizando todo o seu potencial.”

Para além disso, tanto o volume de negócios como o número de colaboradores aumenta com a antiguidade da companhia, com as empresas maduras a apresentarem, em média, 2,4 milhões de euros de volume de negócios e 16 colaboradores, respetivamente mais 6,7 vezes e 4,5 vezes do que as empresas jovens.

“Os setores mais tradicionais têm empresas com idade média mais elevada e maior percentagem de empresas maduras, como é o caso das Indústrias extrativas e das Indústrias transformadoras. Ao contrário, empresas com idade média inferior a dez anos e com um peso significativo nas jovens empresas concentram-se nos setores mais recentes, como é o caso das Telecomunicações e dos Serviços”, revela ainda o estudo.

Relativamente à sua distribuição geográfica, as empresas maduras têm uma maior concentração na região de Lisboa e menor no Norte quando comparadas com o universo empresarial.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Roda de Negócios acontece em 13 de março, em Vila Nova de Gaia

Roda de Negócios acontece em 13 de março, em Vila Nova de Gaia

  A quinta edição da Roda de Negócios, um conceito de eventos de empreendedorismo e franchising organizado pela APF – Associação Portuguesa de Franchising, em parceria com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e, com a Inova Gaia, acontece em 13 de...

ActionCOACH é a mais nova marca associada da APF

ActionCOACH é a mais nova marca associada da APF

A ActionCOACH é uma empresa líder mundial em business coaching, criada em 1993 em Brisbane, na Austrália, pelo empreendedor Brad Sugars. A sua missão consiste em “Promover o desenvolvimento das empresas e empresários”, enquanto a visão “Abundância mundial através de...