O projeto #Stayhome mas se prepare para Portugal, realizado pelo portal Eurofranquias, parceiro associado da APF – Associação Portuguesa de Franchising, surgiu no período da quarentena como medida de apoio tanto aos franchisadores de Portugal quanto aos brasileiros empreendedores que pretendem morar e investir em franquias no país nos próximos meses.
O portal Eurofranquias realizou pesquisas para saber quais assuntos os brasileiros estavam mais interessados e em que estágio do processo de imigração se encontravam. Resultado: continuavam interessados nas oportunidades de investir em franquias em Portugal, e mais de 70% estava com o processo de imigração adiantado.
Perante os resultados, o Eurofranquias decidiu organizar e promover lives no seu canal no YouTube convidando todas as marcas de seu catálogo de franquias com o objetivo de promover a aproximação entre portugueses e brasileiros almejando realizar negócios.
Ao proporcionar essa oportunidade de aproximação, após 30 dias de lives no canal Eurofranquias no YouTube com franchisadores que atuam em Portugal, o projeto assumiu característica de maratona “netflix” e alcançou mais de 22 mil pessoas, mais de 2,5 mil visualizações, oriundas maioritariamente do Brasil, seguidos de Portugal e Espanha, e mais de 450 horas de exibição.
Karoline Portela, brasileira, co-fundadora do Eurofranquias, afirma que embora sejamos fruto da colonização portuguesa, não somos iguais. “O fator cultural é decisivo tanto para o fechamento dos negócios quanto para sua condução e é nesse sentido que atuamos ajudando portugueses e brasileiros. Somos tradutores culturais”, afirma.
Para António Correia, diretor da Chaviarte, os brasileiros já fazem parte da franquia e “gostamos de os ter cá na nossa rede. Quando recebemos o convite, aceitamos o desafio de usar este novo método, nomeadamente as lives do Eurofranquias, para alcançar os brasileiros”, afirma.
Para Ramiro Saraiva, expansão da Luzzo Pizzaria, os brasileiros são muito bem-vindos na rede e já há alguns como franchisados, “nossa participação nas lives promovidas pelo Eurofranquias auxilia nossa aproximação com os brasileiros e permite que eles nos percebam melhor”, diz.
As lives com os franchisadores que atuam em Portugal continuam no mês de junho com participação de mais oito marcas de franchising.