A principal montra do franchising na Península Ibérica regressa a Lisboa em 2025, a reunir mais de 70 marcas, empreendedores e investidores no emblemático Pátio da Galé, na Praça do Comércio. Organizado pela Associação Portuguesa de Franchising (APF), a Expofranchise decorre a 17 e 18 de outubro e promove dois dias dedicados a networking, palestras e workshops dirigidos a quem pretende iniciar ou expandir um negócio no setor.
Entre novidades desta edição, destacam-se o lançamento de uma Masterclass imersiva e de uma nova aplicação. A APF apresenta ainda uma análise dos números da Federação Europeia de Franchise no período pós-Covid19, que posiciona Portugal como líder do setor no continente.
“Este ano chegamos à Expofranchise com indicadores muito positivos para o setor. Portugal lidera a Europa em termos de densidade e capilaridade do franchising, mostrando que temos um mercado maduro, dinâmico e com grande potencial para crescer ainda mais”, afirma Cristina Matos, secretária-geral da APF. “As nossas expectativas são muito elevadas para 2025, tanto na atração de novas marcas como na consolidação das já existentes. Acreditamos que o evento será um marco para empreendedores e para a economia do país”.
Os números reforçam o otimismo. Portugal conta com cerca de 2.991 unidades de franchising por milhão de habitantes, a liderar o ranking com folga entre países como Alemanha (2.167), Finlândia (1.597) e Espanha (1.594). Também apresenta uma capilaridade de 59,2 unidades por cada 1.000 empresas, mais que o dobro da Alemanha (27,6) e Espanha (23,9).
Em termos de emprego, a média portuguesa é de 4,3 postos de trabalho por unidade, ligeiramente abaixo da Alemanha (4,35) e de França (5,66), mas com
margem para crescimento à medida que o setor amadurece e ganha eficiência operacional.
Esta combinação de presença geográfica expressiva com potencial de crescimento em produtividade torna o franchising português um dos mais atractivos da Europa, oferecendo oportunidades tanto para marcas internacionais quanto para empreendedores locais.
Com um volume de negócios de 22,2 mil milhões de euros, equivalente a cerca de 8% do PIB nacional, e responsável por 137.578 postos de trabalho diretos, aproximadamente 3% do emprego total, o franchising em Portugal reforça o seu peso macroeconómico e a sua capacidade de crescimento sustentado no período de recuperação.
Com mais de 50 mil unidades e 542 marcas ativas, Portugal apresenta uma das maiores taxas de penetração do franchising à escala europeia.
Pavilhão Brasil, selo de excelência e aplicação
Além de reunir dezenas de marcas, especialistas e investidores, a Expofranchise apresenta este ano iniciativas de reforço internacional e de capacitação, como o Pavilhão Brasil.
Resultado de uma parceria entre a APF, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o espaço reunirá oito marcas brasileiras com forte potencial de internacionalização, entre elas Corpo Bueno, Lave & Pegue, Doutor
Sofá, Urban Performance, Mercadão dos Óculos e Jah Açaí.
Representadas por equipas oficiais, estas marcas vêm prontas para dialogar com o mercado português e estabelecer novas parcerias comerciais no continente europeu.
Outra novidade nesta edição da Expofranchise será a cerimónia de entrega dos Selos de Excelência APF. A distinção reconhece as marcas com os mais altos índices de satisfação dos seus franqueados. A seguir critérios exigentes, a avaliação avalia o grau de satisfação dos franchisados e distingue marcas com nmelhores práticas.
Também será lançada na feira, a Masterclass AFP. Previsto para começar em novembro, o curso é um programa intensivo para diretores de expansão e
franchisados com foco em operações, vendas e gestão. A formação terá um modelo híbrido, que alia conteúdos online a experiências práticas em empresas de sucesso em franchising, como McDonald’s e Remax.
A ideia é proporcionar uma imersão real no dia a dia do franchising, permitindo aos participantes conhecer processos, equipas e modelos de gestão de redes bem-sucedidas.
Já a Women Global Franchise (WGF) terá na feira o seu lançamento presencial em Portugal. Esta comunidade internacional é dedicada ao apoio e à capacitação de mulheres empreendedoras, oferecendo mentoria, formação e incentivo financeiro a quem deseja abrir ou investir num negócio próprio. O stand da WGF será um ponto de encontro para novas adesões e partilhas de experiências.
O lançamento da aplicação oficial da APF, que funcionará como guia digital do evento e plataforma de relacionamento contínuo com os associados, é outra
novidade da Expofranchise. A app incluirá o mapa interativo da feira, a agenda de atividades e perfis dos expositores.
Com entrada gratuita mediante inscrição, a Expofranchise 2025 mantém-se como uma plataforma estratégica para empresários, empreendedores, profissionais em transição de carreira e estudantes. O evento oferece uma oportunidade real de explorar modelos de negócio seguros, conhecer tendências, absorver conhecimento e construir conexões num mercado que não para de crescer.
Já estão confirmadas entre os expositores as marcas Aqui, Auchan, Auditiv, Balance Fitness, Barão Select, Boali, Bodyconcept, Care For You, Century21, Chave Nova, Comfort Home, Corpo Bueno, Depil Concept, Detroit, Doutor Finanças, Doutor Sofá, Fitness Factory, Ft30, Glassback, Habicuidados, Home Tailors, House Shine, Jah Açaí, Kw, Lavateria, Lave & Pegue, L’entrecote De Paris, Manaura, Maxfinance, Melom, Mercadão Dos Óculos, Meu Super, Midas, More, Nata Lisboa, Nbrand, Office Evolut, Onne, Pizzaria Luzzo, Polibaterias, Popeyes, Realty One, Remax, School Of Rock, Seventh Brunch, Tab, Telepizza, Unu Finance, Unu Imobiliário, Urban Obras, Urban Performance, Valor 2%, Vangor, Verdinho, Visar, Vivafit, Wgf, Zome, Companhia, Loja Das Sopas, Selfish, Basílico, Bifanas De Vendas Novas, Ti Catarina e The Wine Box.
A edição 2025 da Expofranchise é uma realização da Associação Portuguesa de Franchising (APF) e conta com o patrocínio master de KW e apoio de Zome e Doutor Finanças.
SOBRE A APF
A Associação Portuguesa de Franchising (APF) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, constituída em 1987. Assume como missão principal o estudo, divulgação e promoção do franchising em Portugal enquanto sistema de desenvolvimento empresarial e como solução para a criação e expansão das PME no mercado interno e internacional.
Pretende contribuir de forma ativa para a dinamização do empreendedorismo em Portugal e a criação de negócios através do sistema de
franchising.
É igualmente objetivo da APF a criação de parcerias e ligações privilegiadas com o meio académico, a comunidade financeira e investidora. A APF quer afirmar-se ainda como interlocutor privilegiado junto do poder político e demais entidades públicas com intuito de dinamizar o mercado interno de franchising e alavancar a expansão internacional dos seus associados.
A APF disponibiliza junto dos seus associados a extensa rede de contactos internacionais com as quais a associação tem parcerias, bem como o acesso às
principais associações mundiais de franchising no qual se faz representar mundialmente. Nesse sentido, representa os seus associados nas principais
organizações internacionais de franchising e junto dos organismos governamentais e institucionais do país.
Em 2018, a APF – Associação Portuguesa de Franchising, na figura da sua Diretora Geral Cristina Matos, foi eleita para ocupar a cadeira de chairman da World Franchise Council Task Force.
Expofranchise 2025
Quando: 17 e 18 de outubro
Horário: dia 17 – das 14h às 20h
dia 18 – das 10h às 20h
Local: Pátio da Galé
Morada: Praça do Comércio, 10, Lisboa
Bilhetes: Entrada livre, mediante inscrição: https://bit.ly/42e2pgG
Aceda ao Canal do WhatsApp e receba em primeira mão as notícias do portal Infofranchising:
Assine a newsletter do Infofranchising e receba notícias exclusivas do mundo do franchising e negócios no Brasil.




