Franchisados da McDonald’s preocupados com o futuro
Os franchisados da McDonald’s estão cada vez mais preocupados com o futuro da empresa. De acordo com os resultados de um inquérito recentemente realizado a uma rede de 29 franchisados da marca que detêm um total de 208 restaurantes nos EUA, as expectativas para os próximos seis meses são pessimistas.
De acordo com a Business Insider, as respostas dos franchisados são preocupantes e denotam pessimismo em relação ao futuro do negócio: “pelo menos metade dos operadores na minha região está à beira de um colapso”, lê-se em algumas das respostas.
As vendas da McDonald’s nos Estados Unidos da América têm vindo a cair nos últimos seis trimestres, diz a Business Insider. A empresa tem procurado combater a quebra de consumidores nos restaurantes e o aumento de cadeias concorrentes.
A McDonald’s já desvalorizou as conclusões deste estudo e refere que “aproximadamente 3100 franchisados possuem restaurantes McDonald’s nos EUA. Menos de 1% foram inquiridos neste estudo.”
Nos últimos meses, a cadeia de fast food tem tentado reverter dois anos de vendas abaixo das expectativas, tendo nomeado inclusive um novo CEO, Steve Easterbrook, que já implementou várias estratégias na cadeia a nível mundial, nomeadamente cortes em alguns itens dos menus.
O inquérito agora publicado mostra que a relação da McDonald’s com alguns franchisados pode estar comprometida e alguns empresários queixam-se de que aposta que a marca tem vindo a fazer ao nível da remodelação das lojas com novos equipamentos os colocou numa situação desconfortável, com várias dívidas à banca em alguns casos.
Em maio deste ano, a McDonald’s anunciou a reestruturação da sua rede internacional com a divisão em quatro zonas geográficas. O objetivo seria evitar que os clientes ‘fugissem’ para a concorrência e reforçar o franchising, com um objetivo de passar dos atuais 81% para 90% do total da rede até 2018.
Steve Easterbrook, CEO da multinacional desde março deste ano, definiu a divisão da atividade da empresa em quatro diferentes polos: Portugal foi colocado no grupo dos mercados mais ‘franchisáveis’.
Mas as notícias que entretanto têm sido tornadas públicas indicam que poderão ocorrer alguns ajustes na estratégia. Uma notícia recentemente publicada pela Business Insider, revela que este ano a McDonald’s vai ter mais encerramentos do que aberturas nos Estados Unidos da América pela primeira vez em 40 anos.
Para além disso, recentemente, a cadeia encerrou 350 lojas no Japão, nos EUA e na China, com a justificação de uma performance abaixo do esperado.