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Franchising e o coronavírus: Como responder à crise dentro de uma rede de franquias

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
18/03/2020

Sabemos que a crise do Covid-19 (Coronavírus) está a ter um impacto, também, na economia e essa é uma grande preocupação dos nossos associados e parceiros. O site Global Franchise Magazine lançou um artigo de muita pertinência para o momento em que vivemos, o qual citamos, em parte, abaixo com 10 formas de os sistemas de franchising responderem à crise do Coronavírus.

Franchising e o coronavírus: Como responder à crise dentro de uma rede de franquias

  1. A saúde e a segurança dos funcionários e clientes devem ser a primeira preocupação de todo franqueador e franqueado. Com isso em mente, o franqueador deve encaminhar qualquer consulta de funcionários ou franqueados sobre o Coronavírus à Organização Mundial da Saúde, aos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças e às autoridades locais de saúde.
  2. Para proteger o funcionamento do sistema na medida do possível, desenvolva e implemente um protocolo de “trabalho em casa” para os funcionários do franqueador. Considere problemas de conectividade, incluindo acesso à Internet, serviço de telemóvel e recursos de videoconferência, se necessário. Distribua novas informações de contato aos franqueados, para que eles possam manter contato com o pessoal de suporte principal. Consulte o advogado local de emprego ao implementar qualquer política de trabalho em casa para evitar infrações de salário e horas. Os franqueados que podem adotar estratégias de trabalho em casa da mesma forma devem ser solicitados a consultar um advogado sobre o cumprimento das leis locais.
  1. Estabeleça canais de comunicação para garantir que as informações mais críticas possam ser comunicadas com rapidez e autoridade à comunidade da franquia. Ao mesmo tempo, garanta que as comunicações dos franqueados sejam recebidas e respondidas prontamente. As comunicações abertas são sempre importantes para a saúde de um sistema de franquia; eles são críticos em tempos de crise económica.
  2. A liderança do franqueador sénior deve incutir a confiança que pode minimizar os danos à marca e permitir que a recuperação comece o mais rápido possível. Na medida do possível, dada a incerteza inerente, comunique um plano realista para minimização e recuperação de danos.
  3. Considere a suspensão ou extensão do prazo de desenvolvimento e abertura da loja. Dependendo de quanto tempo durar a desaceleração económica induzida pelo coronavírus e o ritmo da recuperação, os planos que pareciam viáveis ​​há um ou dois meses podem não ser mais viáveis.

 

Leia o artigo na íntegra no site da APF – Associação Portuguesa de Franchising. 

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