Com 2017 à porta é altura de refletir nas ideias de negócio que poderão prosperar: que formatos de loja poderão ter mais sucesso? Que empresas poderão chegar ao topo? A pensar nisso, a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios publicou um artigo em que revela quais serão as maiores tendências do próximo ano no franchising. Conheça algumas.
- Modelos testados
No próximo ano, não haverá espaço para marcas de franchising cujos negócios ainda não estejam bem testados. O bombardeamento de informação a que estamos expostos todos os dias trouxe algo de muito positivo para o setor: empreendedores cada vez mais preparados para gerir um negócio. Por isso, em 2017 os empreendedores vão rejeitar serem cobaias de modelos recém-criados.
- Multifranqueados
Franchisados que são donos de mais do que uma unidade: vamos ver este perfil crescer em 2017, pelo menos de acordo com a revista. Assim, as marcas de franchising terão que adaptar os seus modelos para atrair empresários que tenham a ambição de ter mais do que uma unidade e de crescer na rede.
- Millennials
Cresceram ligados à Internet e irão tornar-se nos próximos anos no grupo de consumidores mais valioso. Falamos dos Millennials, geração que quer mais do que ganhar dinheiro – quer propósito. De acordo com a publicação, esta geração tem o potencial para se tornar num franchisado que “está ligado à economia colaborativa e que presta atenção à proposta de valor da marca e aos aspetos relacionados com a sustentabilidade”.
- Terceira Idade
O envelhecimento da população mundial representará uma oportunidade para as marcas de franchising: ginásios especializados em seniores, roupas fáceis de vestir, redes de cuidadores…quer mais ideias?
- Mercado pet
O mercado pet continua a crescer graças à ‘humanização’ dos animais de companhia. Hoteis para animais, serviços de petsitting, cuidados de higiene. Tudo o que possa imaginar conseguirá sucesso em 2017.