Vai abrir uma franquia de restauração num centro comercial? Saiba o que precisa de saber
Existe um conjunto de fatores que devem ser bem analisados antes de decidir abrir um negócio em franchising. E se esse negócio for no setor da restauração? O website brasileiro segs.com.br publicou recentemente as dicas que qualquer empreendedor que queira abrir uma franquia de restauração num shopping deve saber.
Como exemplo, o site fala do h3, marca portuguesa que para expandir no mercado brasileiro tem apostado em restaurantes de shopping num formato de franchising. Segundo Claudia Malaguerra, country manager do h3 no Brasil, “a estratégia comercial do h3, por exemplo, está focada na abertura de unidades em shoppings centers. Acreditamos que a nossa marca tem uma profunda aderência do público nestes estabelecimentos. Além disso, o empreendedor pode desfrutar de uma infraestrutura e segurança superiores aos oferecidos a uma loja de rua.”
Cristiane de Paula, sócia da UNIKO, Inteligência em Franchising e Varejo, revelou ao site que uma das coisas mais importantes antes de abrir uma franquia de restauração num centro comercial é escolher o shopping mais adequado. “Fale com o franchisador. Ele poderá indicar os principais shoppings, de acordo com o perfil da marca e dentro da região eleita pelo franqueado. Outro ponto a ser considerado é o tempo de funcionamento do centro comercial”, refere.
Para além disso, é importante negociar a localização da unidade dentro do próprio centro comercial. Uma boa localização significa um retorno do investimento mais rápido.“Se estiver na saída de uma escada rolante, o franqueado garante uma maior visibilidade para a marca, pois será uma das primeiras marcas a serem vistas pelo consumidor”, indica.
Outro dos conselhos dado pela especialista é que visite o centro comercial escolhido em várias horas do dia, para avaliar o fluxo. Para além disso, observe o comportamento dos clientes para perceber que ponto do centro comercial os atrai mais.