A galinha dos ovos de ouro
Com uma unidade em funcionamento desde 2014, a Eggcellent quer agora expandir o seu conceito de restauração a todo o país.
A história da Eggcellent é também uma história de amor. Afinal, o conceito foi pensado por Manuel Arrobas, quando, dias depois do seu casamento, cozinhou uma omelete para a mulher. “Nesse momento, comecei a pensar se faria sentido criar um conceito de restaurante de comida rápida baseado em ovos e aos quais se pudessem juntar os mais variados e saborosos ingredientes. Achei que poderia nascer qualquer coisa inovadora, algo que poderia fazer a diferença no meio da atual oferta gastronómica dos food courts nos centros comerciais”, explica o responsável da Eggcellent. “A escolha do ovo como base foi consequência natural do episódio que fez nascer o conceito. Para além dessa causalidade, o ovo é seguramente um dos melhores, mais saudáveis e mais versáteis ingredientes à nossa disposição, podendo ser cozinhado de inúmeras formas e ser-lhe juntado os mais variados ingredientes”, acrescenta.
A Eggcellent acabou por nascer em 2014, com uma unidade experimental no Amoreiras Plaza que depois passou para o CascaiShopping, onde ainda hoje se encontra, mas, foi no início de 2017 que a Eggcellent se resolveu expandir em franchising. “Depois da consolidação do conceito, assente acima de tudo numa constante procura pelo nosso produto, com altos graus de aceitação, críticas muito positivas e animadoras e, claro, fidelização de inúmeros clientes, de ambos os sexos, das mais diversas idades e condições socioeconómicas e culturais, achámos que era a altura de dar um passo à frente e fazer chegar a Eggcellent a um maior número de pessoas”, afirma Manuel Arrobas.
Conceito único
Segundo o responsável, o principal ponto diferenciador que a Eggcellent tem para oferecer aos futuros franchisados é exatamente a sua matéria-prima: “[Assim], os potenciais investidores não têm uma concorrência tão direta como teriam se decidissem investir, por exemplo, em hambúrgueres, pizzas ou sushi, dos quais há imensa e variadíssima oferta.”
Este ano, a marca tem como objetivo expandir-se por todo o território nacional, estando mesmo aberta a propostas “de qualquer parte do país”.
“Além disso, no futuro, pretendemos espalhar a marca não só a nível nacional, mas também internacionalmente. Já passaram pelo Eggcellent clientes um pouco de todo o mundo e, invariavelmente, comentam como o conceito é bom e o quanto poderia ser um sucesso nos respetivos países. Não sendo esses comentários um real estudo de mercado, são opiniões que nos animam a querer desenvolver o conceito pelo mundo fora”, destaca o responsável.
O valor do investimento inicial numa unidade Eggcellent é de 120 mil euros, que engloba 20 mil euros para direitos de entrada. O valor dos royalties é de 3% sobre o valor mensal das vendas e o valor da taxa de publicidade é de 2%. Com uma faturação prevista de 340 mil euros nofranchising primeiro ano de funcionamento (valor alcançado com base nos resultados da unidade piloto, no CascaiShopping), o retorno do investimento deverá ser obtido num prazo que pode variar entre os 11 meses e os dois anos.
“Procuramos pessoas que se possam apaixonar pelo conceito e que estejam dispostos a vestir a camisola e a trabalhar segundo as diretivas da marca. Podem ou não ter experiência no ramo, mas têm que ter a maior vontade em aprender. Nós daremos todas as ferramentas para que, nas mãos deles, o negócio continue o sucesso que está a ser”, conclui Manuel Arrobas.