Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Glossário do Franchising

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
11/04/2016

FRANCHISADOR

Empresa original que desenvolveu um conceito e pretende expandir-se através do franchising.

FRANCHISADO

Aquele que compra o direito para a abertura de uma loja/unidade individual.

MASTER FRANCHISADO

Aquele que compra os direitos de um franchising para todo um país ou para uma região e que, além de abrir unidades próprias, está autorizado a subfranchisar (encontrar parceiros locais). Para todos os efeitos, o master substitui o franchisador original no território em causa.

INVESTIMENTO INICIAL

Valor total de que o futuro franchisado necessita para arrancar com a sua atividade. Não inclui o investimento imobiliário, mas deve incluir tudo o resto: equipamentos, obras, mobiliário, direito de entrada, fundo de maneio. Atenção! O investimento médio apresentado nos guias e revista é apenas um mero indicador de ordem de grandeza que pode sofrer grandes variações mesmo no âmbito de uma rede.

DIREITO DE ENTRADA

Valor a pagar na altura da adesão à rede, normalmente na data da assinatura do contrato. Em parte, esta taxa cobre os custos que o franchisador teve para preparar o franchising, bem como outros custos que ele terá até à abertura da loja. Além disto, o direito de entrada funciona como uma espécie de “joia” paga pelas vantagens de se tornar membro de uma cadeia já estabelecida no mercado e pelo direito ao uso da marca.

ROYALTIES

Valor pago, em geral todos os meses, normalmente através de uma percentagem da faturação ou valor fixo, pelo uso contínuo da marca e do conceito do franchisador. Remunera também os serviços essenciais de apoio que o franchisador irá prestar ao franchisado.

TAXA DE PUBLICIDADE

Contribuição que todas as lojas franchisadas e próprias fazem para um fundo comum a ser aplicado na promoção da marca e dos produtos/serviços da cadeia. Não deve ser visto como uma fonte de lucro do franchisador, que deve geri-lo em nome da rede e justificar sempre a sua correta utilização.

 

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

APF anuncia a 28ª edição da Expofranchise   

APF anuncia a 28ª edição da Expofranchise  

A edição de 2025 da maior feira de franchising da Península Ibérica já tem data e local: a Expofranchise 2025 realizar-se-á nos dias 17 e 18 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa. Promovida pela APF - Associação Portuguesa de Franchising, a Expofranchise 2025...

Estas são as marcas já confirmadas para a Roda de Negócios APF 2025

Estas são as marcas já confirmadas para a Roda de Negócios APF 2025

UNU, House Shine, House Comfort, Vangor, Urban Obras, Fitness Factory, Vivafit, UNU Finance, Aqui Remodelações, Zome, Nata Lisboa, FT30, Portugália e ActionCoach são as marcas já confirmadas para a Roda de Negócios APF 2025. A quinta edição da Roda de Negócios, um...