Kacaoland: receita tradicional única
Começou como um conceito de comida rápida, mas acabou por se especializar em sobremesas. A Kacaoland é uma marca nacional que se quer expandir por todo o país.
Criada no ano passado, em Aveiro, a Kacaoland, como o nome indica, dedica-se principalmente às sobremesas, com especial destaque para o chocolate. No entanto, aquela que é hoje uma marca doce começou por apostar nos hambúrgueres, francesinhas e comidas rápidas. “No entanto, passadas três semanas da abertura, verificámos que os nossos clientes tinham uma especial preferência pelas nossas sobremesas, nomeadamente waffles e crepes, aliados à diversidade de produtos com chocolate que oferecíamos”, explica Madelin Cruz, responsável da marca.
Com a readaptação do conceito original, nasceu a Kacaoland, agora assente em várias opções de sobremesas de receita tradicional única e no chocolate. “Sem dúvida alguma que o que nos distingue é a qualidade, variedade e inovação. Somos uma marca que, embora recente, se distingue pela qualidade das massas artesanais únicas e pela variedade da oferta de produtos, e que nunca se descura na inovação. Na nossa loja, e tal como acontecerá em todas as unidades de franchising da marca, possuiremos a mesma massa artesanal de qualidade e haverá uma grande variedade de chocolates que complementarão os nossos produtos, satisfazendo as necessidades dos nossos clientes.”
A Kacaoland optou por expandir-se em franchising devido à grande procura que registou da parte de potenciais investidores. O processo de expansão teve início em meados do ano passado e oficializou-se no Franchising Summit 2016. Agora, para além da primeira unidade, na Praia da Barra, em Aveiro, a marca conta já com uma segunda loja na Baixa de Lisboa, que foi inaugurada em janeiro deste ano. Em breve, será ainda inaugurada uma terceira unidade, desta vez no centro da cidade de Aveiro. Em 2017, a Kacaoland quer continuar a consolidar a sua presença no mercado, com a abertura de oito unidades em todo o país, com prioridade para as principais cidades nacionais.
Cidades pequenas incluídas
“Atualmente, a principal estratégia da marca para a expansão em franchising é chegar a todas as capitais de distrito de Portugal, nomeadamente Porto, Coimbra, Braga, Viseu, e na zona do Algarve, sendo que já existem diversos candidatos numa fase avançada de negociação para estas localidades”, garante Madelin Cruz. “Com isto, não restringimos o negócio às grandes cidades, porque acreditamos que a abertura de unidades Kacaoland também terá potencial em locais menos populosos, uma vez que a primeira unidade da marca está localizada num local que apenas tem muito movimento na época balnear e que, no entanto, tem imenso sucesso”, acrescenta.
A experiência dos potenciais franchisados no setor é valorizada, mas não obrigatória, embora a Kacaoland dê preferência a perfis empreendedores, que trabalhem bem em equipa e com gosto pela área da restauração, nomeadamente por cafeterias e sobremesas. Estes terão apoio na procura de soluções de financiamento, formação contínua e acesso ao fornecimento centralizado das massas exclusivas para a preparação dos produtos, entre outras vantagens, mediante um investimento que irá rondar os 50 mil euros, valor no qual estão incluídos os direitos de entrada (10 mil euros).
Os royalties são de 2% sobre o valor mensal das vendas e o valor da taxa de publicidade (a rede dispõe de uma estratégia de marketing centralizada) é de 3% das vendas mensais. Já o retorno do investimento está previsto num prazo entre um ano e 11 meses, para uma faturação que no primeiro ano é de 200 mil euros (previsão elaborada com base em valores reais da unidade piloto da Kacaoland, na Praia da Barra).