Liderança do Grupo DIA muda de mãos
Antonio Coto é o novo Conselheiro Delegado do Grupo DIA, substituindo Ricardo Currás, que esteve durante 32 anos ligado à empresa. A decisão já foi comunicada ao órgão regulador, de acordo com a empresa que detém a insígnia Minipreço.
Numa nota enviada às redações, o Grupo DIA explica que “a empresa atravessa um intenso processo de transformação, no decurso do qual se produziram várias operações corporativas com importantes aquisições e remodelações de lojas, o desenvolvimento do e-commerce, um ambicioso plano de transformação digital e a implementação de novos modelos comerciais.”
Antonio Coto, quadro superior da companhia há mais de 30 anos, terá agora a responsabilidade de liderar o Grupo DIA a nível global.
Ana María Llopis, presidente do Conselho de Administração do Grupo DIA, refere que “quero dar as boas vindas, como novo Conselheiro Delegado do Grupo DIA, a Antonio Coto, que conheço há mais de oito anos e a quem valorizo como profissional altamente qualificado neste sector. Tenho enorme confiança na sua experiência e sei que levará a bom porto a nova estratégia para os desafios que temos pela frente. Antonio, para além da sua enorme experiência comercial na DIA, alia uma forte capacidade financeira e internacional, fazendo crescer o negócio na Argentina e no Brasil, que continuam a ser mercados de elevado potencial de crescimento. Acresce ainda a sua capacidade de manter um foco no cliente como peça fundamental do êxito da sua gestão nestes territórios.”
A responsável refere-se ainda a Ricardo Currás sublinhando que “graças ao seu contributo, a DIA converteu-se no que é hoje: uma empresa de distribuição líder no segmento da proximidade e preços baixos, com mais de 65 000 colaboradores dos quais 42 0000 são colaboradores diretos e os restantes indiretos através dos mais de 3 000 empreendedores que dirigem as nossas franquias (…) Desde que começámos a trabalhar juntos, em 2011, com a entrada em bolsa, Ricardo demonstrou um grande conhecimento do sector, paixão e entusiasmo por fazer crescer a companhia, demonstrando uma forte liderança das equipas do grupo. Durante este período, realizaram-se importantes aquisições, como El Árbol e Schlecker, com a sua posterior transformação nas lojas Clarel, finalizando a sua integração na organização. Foram também lançadas novas linhas, como Bonté e Delicious, assim como novos formatos, como La Plaza de Dia e o negócio da DIA online, criando emprego e formando profissionais de primeira linha.”