Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Lojas físicas vs compras online: Eis o que nos mostram os dados

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
24/03/2022

A in-Store Media divulgou um novo estudo que prova que apesar do crescimento exponencial das compras online os consumidores ainda continuam a ter a loja física em grande conta. De acordo com o explicado, ambas as formas de compra, presencial ou digital, têm as suas vantagens para o consumidor e este parece percecioná-las concretamente.

Assim, explica a consultora em comunicado, antes da pandemia, as compras online eram sobretudo de viagens (56%), informática e eletrónica (55%) e roupa e acessórios de moda (52%). Contudo, após a experiência do confinamento derivado da Covid-19, as categorias que mais cresceram online foram as compras para o lar (de 43% par 71%: +28pp) e alimentação (de 46% para 72%: +26pp).

Num mesmo documento, explica-se ainda que atualmente 7 em cada 10 portugueses já compra online várias vezes por mês, dado que contrasta com os 4 antes da pandemia. “Esta é uma mudança especialmente relevante na geração baby-boomers, pessoas com mais de 55 anos, uma vez que, antes da pandemia apenas 29% comprava online várias vezes por mês e, agora, são quase 70%. Em geral, os homens consomem mais online do que as mulheres”, explica-se.

O estudo da in-Store Media concluiu, ainda, que mesmo com o crescimento das compras online de alimentação e bebidas, os consumidores continuam a loja física para parte das duas compras e que apenas 15% dos inquiridos afirma fazer todas as suas compras online. “Este mix na utilização dos canais físicos e online depende mais dos produtos e menos do canal. Ou seja, a grande maioria dos consumidores que usa o canal online escolhe deslocar-se aos hipermercados (92%) ou supermercados (76,8%), mas para efetuar, sobretudo, compras de produtos frescos como frutas, legumes, carne e peixe (36%), ovos (34%) e congelados (31%)”, acrescenta o estudo..

Mariana Passos, e-commerce sales manager, na in-Store Media Portugal, afirma que “os dados do estudo confirmam a importância da omnicanalidade para as marcas, uma vez que, apesar de os consumidores continuarem a ter a loja física como referência, estão a comprar cada vez mais online os produtos para o dia-a-dia das suas casas. A opção pelo canal online é feita, sobretudo, pela conveniência, mas também pela comodidade associada à ausência de horário, por exigir menos tempo e por ser mais seguro no contexto da pandemia.”

Os inquiridos apontaram ainda outros motivos para comprar online, como a possibilidade de poderem adquirir um produto específico difícil de encontrar na loja física (46%), para aproveitarem uma iniciativa ou promoção especial (39%), como a Black Friday ou a Cyber Monday, ou comprarem nos períodos em que as lojas estão fechadas (21%).

Outros aspetos mais valorizados pelos e-shoppers, enquanto compram online, são encontrar descontos (84%) e ver lançamentos de novos produtos (53%), com 65% a afirmar aderir a promoções e iniciativas especiais e 38% a sorteios e concursos.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

O Grupo NBRAND, líder nacional em franchising, realizou a sua Convenção Nacional 2025, um evento que reuniu os franqueados e principais patrocinadores da rede no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, em Viseu. Com uma forte componente de partilha, inspiração e...