Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Mais de 60% dos portugueses prefere embalagens de vidro em termos ambientais

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
30/09/2021

No âmbito da preparação para o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade, previsto para o dia 25 de setembro de 2022, a Friends of Glass Portugal, plataforma de consumidores que defende a utilização e reciclagem de embalagens de vidro, revelou que 66,5% dos portugueses, em termos ambientais, prefere o vidro.

Em comunicado, a plataforma que realizou o estudo intitulado “Hábitos de Consumo e Reciclagem dos Portugueses” revela ainda que o plástico e a lata/alumínio reúnem percentagens baixas (13% e 11%, respetivamente).

Além disso, 77,5 % dos portugueses dizem-se preocupados com o impacto ambiental das embalagens por si usadas. Dos 22,5% que não consideram prioritário o impacto ambiental, 67% admite ter outras preocupações como o preço ou a comodidade e 35% nunca pensou no impacto ambiental das embalagens dos produtos que consome.

Reciclagem do vidro

Quanto à reciclagem de vidro, 78% dos que reciclam fazem-no semanalmente. 81% dos portugueses fazem a reciclagem por questões ambientais. Para a secretária-geral da Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE), Beatriz Freitas, estes resultados “revelam o impacto do trabalho de consciencialização desenvolvido pela associação e outras entidades, no sentido de promover um estilo de vida que inclua o vidro como opção de eleição em termos de embalagem”.

Outros motivos indicados pelos portugueses para reciclar passam pelo facto de terem um vidrão à porta de casa (43%) e por uma questão de organização doméstica (22%). Já dos portugueses que ainda não reciclam, 49% admite não ter as condições ideais em casa em termos de organização e espaço para separar os resíduos e 36% não tem ecoponto próximo.

Apesar destes resultados, Beatriz Freitas considera que “não podemos esquecer que a reciclagem dos resíduos que produzimos, tem que ser vista como uma necessidade e não de acordo com a nossa comodidade. A taxa de reciclagem do vidro é de 52% em Portugal, muito abaixo do ideal, ou seja, apenas 5 em cada 10 embalagens de vidro são recicladas. Para cumprir com as metas definidas para o nosso país, precisamos de chegar a 70% em 2025 e a 75% até 2030”.

Questionados sobre o que os motivaria a reforçar os seus hábitos de reciclagem, 52% referem ser necessária mais informação sobre boas práticas, dicas de separação dos resíduos, horários e locais de recolha e 42% indicam ainda que ter pontos de recolha mais próximos seria relevante.

A Friends of Glass é um fórum europeu criado em 2009 pela Federação Europeia de Vidro de Embalagem (FEVE), em resposta a uma pesquisa pan-europeia do instituto de pesquisa independente InSites, que concluiu que 74% dos consumidores europeus preferiam alimentos e bebidas embalados em vidro.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Roda de Negócios acontece em 13 de março, em Vila Nova de Gaia

Roda de Negócios acontece em 13 de março, em Vila Nova de Gaia

  A quinta edição da Roda de Negócios, um conceito de eventos de empreendedorismo e franchising organizado pela APF – Associação Portuguesa de Franchising, em parceria com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e, com a Inova Gaia, acontece em 13 de...

ActionCOACH é a mais nova marca associada da APF

ActionCOACH é a mais nova marca associada da APF

A ActionCOACH é uma empresa líder mundial em business coaching, criada em 1993 em Brisbane, na Austrália, pelo empreendedor Brad Sugars. A sua missão consiste em “Promover o desenvolvimento das empresas e empresários”, enquanto a visão “Abundância mundial através de...