A rede de franchising MELOM foi distinguida pelo sexto ano consecutivo como a marca com melhor reputação em Portugal na categoria “Obras em Casa”, segundo o MRI – Marktest Reputation Index 2021, inquérito que mede a reputação da marca. A MELOM volta a ser a melhor avaliada em todos os atributos analisados: confiança, familiaridade, admiração, imagem e worth of mouth (WOM), posicionando-se como a marca com melhor índice MRI no seu setor, ocupando o 82º lugar do ranking MRI 2020, com um índice de reputação de 59,08, uma subida de quatro posições face a 2020.
O Marktest Reputation Index tem como objetivo posicionar as marcas num ranking, permitindo a comparação e posicionamento da marca face aos concorrentes e a outros setores de atividade. Permite ainda a comparação da reputação da marca face aos seus utilizadores versus não-utilizadores, bem como a análise ao nível do género, idade, classe social e região o perfil dos inquiridos onde a marca tem maior ou menor reputação.
Na edição de 2021 foram avaliadas 23 categorias, correspondendo a 118 marcas. O MRI contou com um universo composto por indivíduos com 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental, e uma amostra de 2034 entrevistas proporcionais ao universo em estudo e representativa do mesmo ao nível das variáveis sexo, idade e região.
“É com muita satisfação que vemos, pelo sexto ano consecutivo, a nossa marca ser distinguida pela Marktest. Somos a marca mais forte do mercado neste setor e o nosso trabalho é inteiramente centrado na satisfação do cliente, sendo que este reconhecimento vem reforçar o nosso foco diário, o de trabalhamos para que os portugueses nos continuem a confiar as suas obras.” sublinha João Range, diretor-geral da MELOM.
A marca registou, em 2020, um volume de negócios de 30,5 milhões de euros e a abertura de 52 novas unidades em território nacional (20 novas unidades MELOM e 32 da insígnia Querido Mudei a Casa Obras). Em relação ao tipo de obra mais solicitado pelos portugueses, a remodelação geral mantém-se no topo das preferências, com as marcas a registarem no ano passado um grande volume de pedidos de obra, principalmente para a renovação de cozinhas e casas de banho, áreas de maior desgaste e que requerem mais manutenção, mas também trabalhos de caixilharia, pinturas e telhados. Os restantes tipos de obra mais requeridos em 2020 foram os das pequenas intervenções (pintura, bricolage e instalações, canalização e pavimentos).