Nascia: franchising sem stress
Nasceu no país vizinho há sete anos e agora quer expandir-se em Portugal. A atuar na área da saúde, a Nascia apresenta um conceito inovador em franchising, oferecendo uma alternativa para quem sofre de stress e ansiedade.
Tão multidisciplinar quanto os seus serviços, a Nascia foi criada em Espanha por um grupo de professores e profissionais de vários setores, como a medicina, psicologia, fisioterapia e gestão de empresas, entre outros. Um dos seus fundadores, Paulo Gacto, é hoje o gestor da marca, e aplica a sua formação empresarial às áreas em que a empresa atua.
Fundada em 2010 e representada em Portugal pela consultora de franchising MD World, a Nascia tem como objetivo ajudar os clientes a libertarem-se do stress negativo, da ansiedade, fadiga e insónias, de modo a que consigam alcançar os seus objetivos e, ao mesmo tempo, melhorar a sua qualidade de vida. “Através de uma análise aprofundada das variáveis fisiológicas objetivas, realizada pela nossa equipa multidisciplinar, projetamos tratamentos específicos para combater o stress, a ansiedade, as enxaquecas e as insónias, e melhorar o défice de atenção e distúrbios de aprendizagem, de forma a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos clientes”, explica Teresa Macedo Dias, fundadora da MD World.
A operação da empresa sediada em Madrid baseia-se em dois aspetos: um serviço personalizado e de proximidade, e técnicas de ponta apoiadas por instituições profissionais e académicas de prestígio, e disponíveis em organizações como a NASA ou a Universidade de Harvard.
Método natural
Com oito unidades em funcionamento (em países como Espanha, Suíça, Holanda e Reino Unido), a expansão para Portugal foi o percurso mais orgânico para a marca espanhola: “Portugal seria o caminho mais natural, estando aqui tão perto, mas também porque, e segundo um estudo realizado, nunca se venderam tantos ansiolíticos [no país]. A Nascia pretende pôr as pessoas como estavam através de métodos naturais”, garante Teresa Macedo Dias, acrescentando que, embora todas as áreas do país sejam prioritárias para a expansão da marca, Lisboa e Porto “são fundamentais”.
Em 2017, a Nascia tem como meta inaugurar pelo menos seis unidades em território nacional. E, se pensa que a especificidade do ramo em que a marca atua é um impedimento para investir, engana-se: “O franchisado não precisa de ter formação na área, apenas tem que se identificar com o conceito. Depois é dado todo o apoio, formação, ajuda na seleção dos funcionários, área de gestão, atendimento, entre outros que o franchisado necessite.” O que a marca procura são investidores com um perfil de compromisso, espírito empreendedor, dedicação exclusiva, atitude e liderança.
O valor inicial de investimento na marca, já com direitos de entrada incluídos, ronda os €23.400, enquanto o valor dos royalties mensais se fica pelos €400 euros. Não é cobrada taxa de publicidade e o tempo médio de obtenção do retorno do investimento é de sete meses para uma unidade de média dimensão.